Sinop, Cuiabá e Rondonópolis apresentam prioridades no PAC

Data:

Compartilhar:

Apresentação de critérios de seleção e as formas de acesso ao PAC 2 foram um dos direcionamentos da primeira reunião de trabalho, esta tarde, em Brasília, coordenada pelo Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac), que contou com a presença do governador de Mato Grosso Silval Barbosa e os prefeitos de Cuiabá, Chico Galindo, de Várzea Grande, Murilo Domingos, de Sinop, Juarez Costa e Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio.  Eles estiveram reunidos com os ministros de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, das Cidades, Márcio Fortes, e de Turismo.

Com as equipes do Governo Federal foram analisados os projetos e a viabilidade de cada um. Os recursos são para cidades acima de 100 mil habitantes e os temas debatidos entre as equipes técnicas foram as áreas de saneamento, habitação, pavimentação de ruas e estradas, combate a enchentes, contenção de encostas. "Já elaboramos as prioridades que irão contemplar esses quatro municípios nessa etapa (100 mil habitantes). As equipes já estão com projetos e as necessidades de cada um", disse o governador Silval Barbosa.

Os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora do Gepac, Mirian Belchior e foi o início de uma série de reuniões que o Governo Federal vai realizar com prefeituras, governos estaduais e parlamentares desta segunda etapa do PAC 2. Os municípios terão que dar contrapartidas nas obras.

Cuiabá e Várzea Grande tem previstos R$ 353 milhões para modernização do aeroporto Marechol Rondon. Sinop, por exemplo, busca recursos para obras de saneamento e rede de esgoto de R$ 52 milhões. Na área de infraestrutura, estão garantidos recursos para adequação das travessias urbanas que estão sendo consruídas em Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

Esse evento aconteceu simultaneamente em 78 cidades por meio de videoconferência. Essas reuniões contemplam os 26 Estados e o Distrito Federal, envolvendo todos os municípios.

A próxima reunião acontecerá no dia 17 de maio para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, entre os municípios de 50 a 70 mil habitantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas