IPI menor ajudou varejo a vender mais em junho, diz IBGE

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O efeito da medida do governo de reduzir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) foi o diferencial do desempenho do comércio varejista no mês de junho, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

A alta de 1,5% na passagem de maio para junho, de acordo com a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) divulgada nesta quinta-feira (16), foi impulsionada pelo crescimento das vendas de móveis e eletrodomésticos (5,3%), após queda de 3,3% no mês anterior, e de automóveis e motos, partes e peças (16,4%), aceleração frente aos 3,5% registrados em maio, para a mesma base de comparação.
 

Segundo o gerente da PMC, as medidas de incentivo do governo demonstram que o resultado esperado foi alcançado. 

— Agora temos de aguardar para ver se a aceleração será mantida.

Com os eletrodomésticos e automóveis vendidos a preços menores o consumidor deixou de comprar produtos de informática e comunicação, principalmente celulares, mudando seu foco de interesse para as mercadorias que apresentaram queda de preço expressiva.

Isso explica em parte o recuo de 8,9% do grupo de materiais para escritório, informática e comunicação, na comparação com ajuste sazonal. Pereira ressalta, entretanto, que esta atividade, a única com resultado negativo (-0,8%) na passagem do mês, apresentava resultados positivos de dois dígitos desde abril de 2011.

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