DF é única unidade da Federação com feriado para o Dia do Evangélico

Data:

Compartilhar:

 

O Dia do Evangélico, que é comemorado nesta sexta-feira (30), existe em todo o país, mas somente no Distrito Federal a data é considerada feriado, criado por uma lei distrital em 1995. A proposta partiu do então deputado Carlos Xavier (PMDB), que conseguiu aprovar o projeto na Câmara Legislativa.

A lei foi sancionada pelo então governador Cristovam Buarque (PDT), e, desde então, passou a fazer parte do calendário comemorativo oficial do GDF (Governo do Distrito Federal).

A data acabou ganhando força em outros estados e municípios que também adotaram o dia 30 de novembro como Dia do Evangélico. Em 15 de setembro de 2010, a lei se tornou nacional, com a sanção pelo então presidente Lula do projeto de lei 3541/08, de autoria do deputado federal Cléber Verde (PRB-MA).

 

Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que o número de evangélicos aumentou mais de 60% em apenas uma década no Brasil. Um crescimento que está transformando o País, até então conhecido como a maior nação católica do mundo.O estudo mostra que o número de evangélicos cresce de forma acelerada. Em apenas uma década, a população evangélica teve um acréscimo de 16 milhões de pessoas. E a projeção é de que o número de evangélicos ultrapasse o de católicos nos próximos 30 anos.

Em homenagem à data, a Secretaria de Cultura do DF realiza uma programação com shows de bandas gospel. O evento ocorrerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no gramado da Esplanada dos Ministérios. A programação conta com 25 atrações, com destaque para Damares que se apresenta na sexta-feira (30) e Trazendo a Arca, no sábado, 1º de dezembro.

Devido às comemorações, os agentes de trânsito do Detran/DF estarão nas vias de ligação da S1 com a N1, em frente à Catedral e ao Bloco C da Esplanada dos Ministérios, a partir das 16h.

A partir das 18h, as vias de ligação da N1 com a S1 em frente à Catedral serão totalmente fechadas. Os estacionamentos, tanto dos ministérios quanto dos anexos, estarão liberados.

Por ser um feriado distrital, além dos órgãos federais, algumas instituições do DF, como o Tribunal de Justiça,funcionam normalmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas