Sinop e Rondonópolis têm mais mortes por dengue, diz secretaria

Data:

Compartilhar:

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou, hoje, novo balanço sobre casos e mortes por dengue em Mato Grosso, de janeiro até ontem. Sinop e Rondonópolis tem o maior número de mortes. Em cada cidade 5 pessoas morreram. A secretaria aponta que há mais 4 casos sendo investigados de Sinop e, um, de Rondonópolis.  O levantamento anterior apontava Várzea Grande com maior número de vítimas fatais. O balanço de hoje aponta que, na cidade, estão confirmadas 4 mortes e, em Cuiabá também 4 (há mais 6 sob investigação).

Em todo o Estado há 42 mortes confirmadas e outras 13 estão sendo investigadas. Foram notificados 40.096 casos de dengue em Mato Groso (em 2009 havia 33,6 mil). Destes, 851 são graves.

Ainda de acordo com o balanço da secretaria, houve mortes também nas seguintes cidades:  Água Boa (1 caso confirmado), Barra do Garças ( 1 confirmado), Bom Jesus do Araguaia (1), Campo Novo do Parecis (1), Campo Verde (1), Colíder (1), Comodoro (1), Colniza (1), Curvelândia (1), Diamantino (1), Guarantã do Norte (1), Glória d"Oeste (1), Pontes e Lacerda (1 confirmado), Primavera do Leste (3 confirmados), Santa Carmem (1 confirmado), Santa Rita do Trivelato (1 confirmado), São José do Rio Claro (1), Sorriso (1 confirmado) e Tangará da Serra (2 confirmados), Tapurah (1 confirmado) e Torixoréu (1).

A Secretaria de Saúde orienta que a população deve continuar tomando os cuidados adequados para conter o avanço da dengue e aconselha: manter a caixa d"água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos na sua parte interna (lavados com escova e sabão semanalmente). Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar a água da chuva acumular sobre as lajes. No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia no pratinho da planta, lavar a mesmo com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas. Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los foram do alcance de animais. Manter lixeiras bem fechadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas