Confira as orientações para a compra de brinquedos

Data:

Compartilhar:

Procon Estadual orienta os consumidores na hora de comprar o presente para o Dia das Crianças, comemorado no próximo sábado (12). Segundo Gisela Simona Viana de Souza, superintendente do órgão no Estado, é importante verificar a procedência do produto, se possui selo de qualidade do Inmetro, faixa etária indicada e se o brinquedo é original.

Chico Ferreira

Observar se o brinquedo escolhido é adequado para a idade é imprescindível, pois o produto pode conter pequenas peças soltas que podem ser facilmente engolidas por crianças abaixo da faixa etária indicada. O risco de uma criança engolir uma peça de brinquedo pode variar desde uma simples complicação digestiva até sua morte, explica a superintendente.

Outro aspecto que deve ser verificado é a existência do selo do Inmetro ou de outro órgão de certificação, que é obrigatória para produtos destinados a crianças de até 14 anos.

O selo pode estar impresso ou em etiqueta autoadesiva na embalagem ou afixado no produto. Também pode estar em etiquetas de pano, como no caso de bichos e bonecos de pelúcia. Todo brinquedo, seja nacional ou importado, deve ser certificado pelo Inmetro.

Comprar o presente no mercado formal é uma atitude importante para garantir a saúde e segurança da criança. Além de garantir a troca em caso problemas com a qualidade, o consumidor sabe que é original. A aquisição dos falsificados ou importados de maneira ilegal é muito arriscada, pois não foram testados nem inspecionados.

Número do Procon-MT para denúncias e informações é 151 (Com ascom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas