NOVO MUNDO Grupo invade fazenda e cobra reforma agrária

Data:

Compartilhar:

GD/Só Notícias

 

Foto- Divulgação Comando Regional 8

A Polícia Militar monitora a movimentação de um grupo de 40 pessoas que invadiu, nesta segunda-feira (18), uma fazenda, a cerca de 23 quilômetros da cidade de Novo Mundo (785 km ao Norte de Cuaiba). É a terceira vez que a propriedade é invadida. Segundo a PM, eles se dizem “sem-terra” e argumentam que a área é de propriedade da União e passível de reforma agrária. Antes, eles estavam acampados em uma estrada nas proximidades da propriedade. Não houve registro de conflito.

De acordo com a polícia, nas invasões anteriores, o grupo foi retirado mediante liminar para reintegração de posse, obtida na justiça pelo proprietário da área. Ainda é aguardado um posicionamento jurídico em relação a uma nova decisão que pode sair hoje.

Um dos últimos conflitos envolvendo terras na região foi registrado há menos de uma semana, em Claudia. Pelo menos três pessoas ficaram feridas no assentamento Terra de Viver. Duas delas seriam integrantes do Movimento Sem Terra (MST) e a outra, de um grupo que o movimento aponta que seriam posseiros. Tiros teriam sido feitos para alto e barracos queimados. Sete pessoas foram presas e liberadas, posteriormente, mediante pagamento de fiança.

O MST apontou em nota, que o motivo da confusão seria posseiros terem começado ocupar 12 lotes do assentamento, onde deveriam ser assentadas famílias ligadas aos sem terra, despejadas há quase um ano de uma fazenda. No entanto, é apontado que com a demora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em agilizar o processo (já que existiria um cadastro) as áreas acabaram sendo invadidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...

Secretária de assistência Social entrega cadeira de rodas adquiridas através do Deputado Nininho em Nova Santa Helena.

A primeira dama e secretária de assistência Social Andreza Tanholi, entregou juntamente com o prefeito Paulinho Bortolini, 5...