SINOP Juiz proíbe funcionamento de Capelas

Data:

Compartilhar:

GD


foto nortão noticias

 O juiz Mirko Vicenzo Giannotte determinou ao município de Sinop que não forneça alvará de funcionamento para a Capela Sauer, destinada a velórios. Ele ainda utilizou o ‘Princípio da Jurisdição Inclusiva’ para ampliar a decisão para a capela Luz e Vida, voltada para cremação, proibindo também a expedição de alvará para a empresa. De acordo com o magistrado, caso já tenham sido liberados os documentos, estes devem ser suspensos.

Ocorre que a região onde a capela pretende se instalar é uma região central formada por comércios e residências instaladas há mais de 20 anos.

De acordo com o magistrado, o interesse norteador da administração pública deve ser o da coletividade e não pode haver sobreposição do interesse das empresas particulares envolvidas. “É inquestionável, portanto, a legitimidade do município para determinar em seu território urbano zonas de ocupação estritamente residencial, comercial ou industrial, como também de impedir, nas respectivas áreas, a localização de estabelecimentos com atividade que possa degradar o meio ambiente o comprometer o bem estar, o sossego a segurança e a saúde da população”.

Para tomar a decisão, o magistrado analisou os efeitos positivos e negativos dos empreendimentos e atividades quanto à qualidade de vida da população na área e em suas proximidades.

Jurisdição inclusiva – O magistrado incluiu, de ofício, a capela Luz e Vida em sua decisão ao perceber a necessidade de analisar as condições de instalação de um crematório na região central da cidade. Giannotte ressalta que jurisdição inclusiva é a atividade de validação dos direitos sociais insertos na constituição e nas leis.

“Diz-se que a jurisdição opera por meio do processo, o qual tem caráter instrumental e que busca a efetividade do direito. Esta visão, representativa de um avanço de concepção, merece, sob a ótica deste magistrado um ligeiro acréscimo: além de instrumento de efetivação do direito a jurisdição também deve ser inclusiva, no sentido de promover a validação dos direitos sociais previstos no artigo 6º da Constituição Federal”. (Da assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...