PROPAGANDA IRREGULAR Comércio local terá fiscalização para coibir propaganda irregular durante a Copa do Mundo

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Nayana Bricat/GD


Durante o lançamento da operação que visa coibir a propaganda irregular durante a Copa do Mundo em Cuiabá alguns comerciantes já foram notificados. A operação que serviu de treinamento para os policiais civis e militares que irão fazer a fiscalização durante os dias de jogos na capital começou por volta das 14h desta terça-feira (27), foram percorridos alguns estabelecimentos comerciais no entorno da Arena Pantanal onde os comerciantes foram alertados sobre a fiscalização que ficará mais intensa nos próximos dias e durante os jogos.

O coordenador do Programa de Proteção as Marcas e Patentes, Paulo Moura, comenta que serão cerca de 80 fiscais do Comitê Pró-Copa percorrendo as ruas da capital. “Hoje realizamos uma operação informativa para que os empresários tenham conhecimento das normas impostas pela Fifa”. Ele explica que o “Marketing de Emboscada” é aquele onde determinada marca se aproveita do evento para se promover. “Os comerciantes que tem patrocínio de alguma empresa poderão continuar com suas faixas e banners, o que não iremos permitir é que isso seja modificado por conta da Copa. A fiscalização será mais rigorosa na área de restrição comercial”.

Após a notificação os empresários que continuarem com a propaganda irregular serão penalizados. Poderá ocorrer apreensão de materiais e até mesmo multa. A delegada da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, Ana Cristina Feldner explica que a operação feita nesta terça serve para orientar a conduta empresarial. “Tudo ocorreu bem, os comerciantes foram receptivos e constatamos que eles não estavam agindo de má fé. A maioria realmente demonstrou não saber da ilegalidade do uso das marcas”.

Otmar de Oliveira

Um dos estabelecimentos notificados foi o Posto 2014 que parte da logomarca igual a registrada pela Fifa como “Copa 2014”. Integrante do Comitê Pró-Copa que representa a Prefeitura de Cuiabá, Ana Cristina Rodrigues explica que o proprietário terá que mudar as cores da logomarca. “O nome pode ser utilizado mas o formato e as cores são iguais as registradas pela Fifa. Nesse caso o empresário terá que mudar parcialmente sua logomarca”.

O início da operação serviu para orientar até mesmo os fiscais que estavam percorrendo as ruas da capital. Em contato direto com advogados da Fifa eles fotografavam as marcas utilizadas irregularmente e repassavam a organizadora do evento. Um dos estabelecimentos fiscalizados foi notificado por comercializar alguns produtos com a logomarca da Fifa e também por conter banner com o mascote da Copa de Cuiabá o “Fuleco”. O banner foi retirado e após constatarem que o produto comercializado tinha o selo de permissão para venda os fiscais informaram a proprietária.

Otmar de Oliveira

A empresária notificada Fátima Borim afirma que não sabia da proibição das marcas. “Acho que deveria ter uma orientação melhor quanto a isso. Tem muita coisa sendo informada, mas o que realmente precisamos saber não está sendo divulgado”. A empresária já estimava prejuízo de aproximadamente R$ 3 mil com os produtos que não poderiam ser comercializados. “Sobre os colchonetes não fui informada pelo fornecedor que teria que ter o selo da Fifa, tanto que não exigi isso quando comprei mas já constataram que está regular”.

A partir desta data os comerciantes poderão inserir somente faixas, mesas, cadeiras ou objetos que contenham símbolos de marcas patrocinadoras da Copa do Mundo 2014. Aqueles que tem patrocínio com outras marcas poderão continuar com os objetos da mesma forma sem que seja feita nenhuma alteração no tamanho da divulgação.

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