PROGRAMA REDES Incentivo amplia negócios

Data:

Compartilhar:

Da assessoria


Pequenos produtores de Mato Grosso, organizados em cooperativas, estão atuando de forma mais competitiva e profissional graças ao incentivo do Programa ReDes, uma parceria da Votorantim Cimentos, Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Programa tem como objetivo implementar projetos de geração de trabalho e renda e apoio a grupos de participação comunitária.

Em Mato Grosso, dois grupos produtivos que recebem suporte do ReDes conseguiram o Selo de Inspeção Federal (SIF), que certifica a qualidade sanitária de produtos de origem animal, permitindo que sejam comercializados em todo o país. Um dos projetos consolidados é o da Cooperativa Agropecuária Várzea-grandense (Coopergrande). Criada em 2005, com o intuito de formar uma rede de produtores de leite na região de Várzea Grande, a Coopergrande recebeu investimentos de R$ 897 mil do ReDes e finalizou, no ano passado, a construção de uma fábrica de laticínios.

O empreendimento possui 400 metros quadrados de área construída e conta com plataforma de recepção de leite, sala de fabricação, laboratório físico-químico, câmaras diversas, expedição, depósito, caldeira, área para produção de frio, escritório, refeitório, sanitários e vestiários. Também foram instalados, aproximadamente, 60 equipamentos.

Segundo o presidente da Coopergrande, Valdeon Ferreira dos Santos, a fábrica terá a capacidade de processar, diariamente, mais de 3 mil litros de leite destinados à fabricação de iogurte, bebida láctea, além de mussarela, queijo frescal e queijo coalho. Com a conquista do SIF, a expectativa da Coopergrande é diversificar o atendimento e alcançar novos mercados. “O apoio do ReDes foi fundamental para concluirmos o nosso projeto e, com isso, melhorarmos as condições de fabricação. Agora, com a certificação do SIF, nossa expectativa é a produção e o fornecimento de produtos, proporcionando mais geração de renda aos nossos cooperados”.

Outro projeto apoiado pelo Programa ReDes, em Mato Grosso, que recebeu recentemente o SIF foi o frigorífico de pescado da Cooperativa dos Pescadores e Artesãos de Pai André e Bonsucesso (Coorimbatá). Localizado na região de Várzea Grande, o projeto recebeu investimentos do ReDes de aproximadamente R$ 850 mil para reformar o espaço de abate dos peixes fornecidos por 42 piscicultores cooperados. Além de melhoramentos na infraestrutura, o frigorífico foi beneficiado com a aquisição de diversos equipamentos, como mais uma câmara fria, que possibilitou ampliar a capacidade de armazenamento de 2 mil para 5 mil quilos de pescado.

Presidente da Coorimbatá, Benedito da Silva Gonçalves disse que com a obtenção do SIF o frigorífico passa a atender não só o comércio e a indústria da baixada cuiabana como também atuará nos mercados de Goiás, São Paulo e do Distrito Federal.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas