NOVA REALIDADE Energia elétrica chega e transforma dia a dia

Data:

Compartilhar:

Da assessoria


Laurice Júlia de Araújo tem 35 anos e viveu 13 deles sem energia elétrica. Para tomar água gelada, era necessário caminhar seis quilômetros. Quando dona Laurice viu a caravana da Energisa parar em sua porta, a felicidade era tamanha que até seus olhos sorriam. Ali, dentro do baú do caminhão, estava a realização de um sonho: uma geladeira nova.

Ela vive há seis anos no Projeto de Assentamento Ema, no município de Alto Paraguai, distante 201 quilômetros de Cuiabá. Antes, morava na vila Capão Grande, no mesmo município.

“Estávamos esperando muito essa geladeira. Logo que chegou a energia, nós usávamos a da minha filha, que se mudou. Ficamos sem nenhuma. Nem acreditei quando falaram que a gente ia ganhar uma. Agora posso ter água gelada e carne fresca sem precisar andar até a sede do assentamento todos os dias”, contou, emocionada.

Laurice é uma das beneficiadas pelo projeto Presente do Bem, realizado pela Energisa Mato Grosso. A iniciativa faz parte do Programa Energia Eficiente e atende aos consumidores cadastrados na Tarifa Social e que acabaram de receber a ligação de energia pelo Luz Para Todos (LPT). A ideia é evitar que o cliente compre ou mesmo ganhe uma geladeira mais velha, com alto consumo.

“No ano passado fizemos um estudo em comunidades rurais e ficou evidenciado que, quando clientes com tarifa social recebem energia elétrica, muitos deles ganham ou compram geladeiras mais velhas. Pensamos: para que deixar esse consumidor comprar uma geladeira velha se podemos doar uma nova? Então fizemos uma consulta à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) com nossos estudos e recebemos a autorização para comprar as geladeiras com os recursos do Programa de Eficiência Energética”, explicou Marjorie Teruel de Assunção, coordenadora do programa na Energisa Mato Grosso.

A Aneel determina que todas as distribuidoras invistam um percentual de seu faturamento, anualmente, em ações que reduzam a demanda de energia.

A previsão para os próximos dois anos é que, das 4.400 ligações do LPT em Mato Grosso, cerca de 1,5 mil unidades consumidoras recebam geladeiras da Energisa. Não é necessário fazer inscrição para o programa – a própria empresa analisa o perfil dos consumidores que acabam de receber a ligação do Luz Para Todos e enquadra aqueles que possuem a tarifa social.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas