JBS concede férias coletivas em 2 unidades de MT

Data:

Compartilhar:


Estadao

A JBS, maior processadora de carne bovina, ovina e de aves do mundo, informou que concedeu férias coletivas para funcionários das unidades de Nova Andradina (MS), Alta Floresta e Pedra Preta (MT), Santana do Araguaia (PA) e de um turno de produção de Mozarlândia (GO), a partir desta segunda-feira, 7, pelo período de 20 dias.

Segundo a empresa, os motivos são a baixa disponibilidade de matéria-prima, a dificuldade de acesso às fazendas por conta da temporada de chuvas intensas em algumas regiões e a adequação do nível de estoques às necessidades do mercado. ‘Após esse período as atividades serão retomadas normalmente‘, disse em nota a empresa.

Atualmente, a oferta de boi pronto para o abate está bastante restrita em quase todo o País. Um dos motivos é a estiagem registrada no Centro-Oeste no fim do ano passado que atrasou a recuperação dos pastos e consequentemente a engorda do gado.

Com isto, o preço da arroba do boi gordo acumulou alta desde o início do ano e pressionou a margem dos frigoríficos no período. Na sexta-feira, o indicador Cepea/Esalq avançou na sexta-feira, 0,64% no valor à vista, para R$ 156,76/arroba. Desde o início do ano a alta acumulada é de 5,83%.

Analistas avaliam também que a indústria está sem condições de repassar a alta do custo para o consumidor, por causa da crise econômica do País.

Em compensação, a estratégia dos frigoríficos em reduzir escalas de produção parece já surtir efeito no mercado. A Scot Consultoria apontou que o preço de referência caiu hoje em 22 praças pecuárias do País, das 31 pesquisadas pela consultoria.

CNTA Afins

A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) afirmou, nesta segunda (7), que vai acompanhar de perto a concessão de férias coletivas do grupo JBS.

A CNTA representa atualmente 440 mil trabalhadores, sendo 117 mil funcionários da JBS. Na nota, a associação afirma que, ante qualquer ameaça de demissão ou desativação de unidades, tomará todas as medidas necessárias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas