Sobrevivente do Holocausto é o homem mais velho do mundo

Data:

Compartilhar:

O homem mais velho do mundo é um sobrevivente do Holocausto que tem 112 anos e vive em Haifa, em noroeste de Israel, anunciou nesta sexta-feira (11/03) o Livro Guinness dos Recordes. Israel Kristal nasceu no dia 15 de setembro de 1903, em uma região que atualmente pertence à Polônia.

“Não sei o segredo para se ter uma vida longa. Acredito que tudo está determinado lá em cima e nunca saberemos as razões. Homens mais inteligentes, mais fortes e mais bonitos do que eu já não estão vivos. Tudo que resta a fazer é continuar trabalhando o mais duro que podemos e reconstruir o que foi perdido”, disse Kristal.

O confeiteiro é filho de judeus ortodoxos. Em 1920, mudou-se para a cidade polonesa de Lódz para trabalhar na confeitaria da família. “Era um trabalho muito duro, arrastava sacos de açúcar de 25 quilos”, contou Kristal ao jornal israelense Haaretz.

Durante a ocupação da Polônia, na Segunda Guerra Mundial, Kristal foi confinado em um gueto. Depois, foi mandado para diversos campos de concentração, incluindo o campo de extermínio de Auschwitz, onde sua esposa e dois filhos morreram.

Kristal foi o único sobrevivente de sua família do Holocausto. Em 1950, ele se mudou para Israel, com sua segunda esposa e o filho do casal.

Ao ser questionado se tem uma dieta especial para a longevidade, Kristal disse apenas que, “nos campos de [concentração] nem sempre havia algo para comer, o que me davam, eu comia. Coma para viver e não viva para comer”.

Ela contou que, no fim da guerra, chegou a pesar apenas 37 quilos. Kristal ressaltou ainda que tudo que é em excesso faz mal.

Kristal se tornou o homem mais velho do mundo após a morte do japonês Yasutaro Koide, em janeiro, que também tinha a idade de 112 anos.

© Fornecido por Deutsche Welle

A pessoa mais velha do mundo é a americana Susannah Mushatt Jones, de 116 anos. Ela nasceu em Nova York, no dia 6 de julho de 1899. O recorde de longevidade reconhecido oficialmente pertence à francesa Jeanne Louise Calment, que viveu 122 anos e morreu em 1997.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas