MT é o 3º colocado em visitas a domicílios contra o Aedes aegypti

Data:

Compartilhar:

oraya Medeiros/ GD


Mato Grosso está em 3º lugar com o maior índice de visitas domiciliares de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.

Segundo o Ministério da Saúde em Mato Grosso o primeiro ciclo da mobilização entre janeiro e fevereiro, alcançou 54,50% dos domicílios e prédios públicos, comerciais e industriais para aplicação de insumos como adulticidas e larvicidas.

Somente em Mato Grosso são 1 milhão e 47 mil imóveis a serem visitados pelos agentes comunitários de saúde, já foram realizadas 570 mil visitas. Eles já vistoriaram 496 mil imóveis para reduzir a incidência do transmissor dentro dos lares. Deste total, 74 mil imóveis estavam fechados ou houve a recusa para acesso a vistoria.

A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Alessandra da Costa Carvalho, explicou que essa nova frente de ação, de combate ao Aedes aegypti, cumpre determinações dos governos federal, estadual e também do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, para a realização de ações rotineiras de prevenção e eliminação dos focos do mosquito. “Os agentes comunitários de saúde estão trabalhando junto com os homens das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil, na busca de orientar a população sobre as medidas de prevenção contras as doenças”.

Para Alessandra essas ações são fundamentais devido a presença do Aedes aegypti em Cuiabá e a transmissão simultânea dos vírus da Dengue, Chikungunya e Zika por esse vetor. “Precisamos continuar as ações de mobilização e combate ao vetor, alem daquelas ações rotineiras dos agentes de combate a endemias, a fim de minimizar os riscos e agravos à saúde pública, e sensibilizar a população”, alertou Alessandra Carvalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas