UPA é interditada em Cuiabá por suspeita de H1N1

Data:

Compartilhar:

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, ficou interditada por algumas horas na manhã deste sábado (2) por suspeita de contaminação do vírus H1N1. A medida foi adotada depois que a unidade de saúde atendeu uma criança com suspeita de estar infectada pela doença. Depois, a criança foi transferida para o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá e segue sob observação. Cuiabá já contabiliza uma morte pela doença neste ano.

Exames clínicos deverão confirmar ou descartar a doença na criança. A informação sobre a interdição da UPA foi repassada ao Gazeta Digital por um usuário que procurou a unidade por volta das 8h deste sábado e recebeu informações de funcionários apontando que a UPA estava interditada por suspeita de estar contaminada.

Uma equipe da TV Record Cuiabá se deslocou até a unidade confirmou a informação junto a funcionários da unidade pediram para não terem os nomes divulgados. Por volta das 13h, a UPA já tinha sido reaberta para atendimento dos usuários que procuram a unidade.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, também confirmou a informação e destacou que trata-se de um protocolo padrão do Ministério da Saúde que determina a desinfectação de qualquer unidade de saúde após atender algum paciente com suspeita de doença cujo vírus possa ser transmitido pelo ar. Sobre a criança com suspeita de portar o vírus, a assessoria não repassou mais detalhes como a idade ou o sexo.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), até o dia 29 de março, foram 35 casos notificados em Mato Grosso. Deste total, 1 caso foi confirmado como H1N1 na Capital enquanto outros 6 tiveram resultado não detectável para H1N1 e os outros 28 casos ainda estão sob investigação.

Em Cuiabá, a confirmação da morte de um idoso de 73 anos que havia sido internado no dia 11 de fevereiro por causa de contaminação pelo vírus da H1N1 trouxe à tona a importância da vacinação e os cuidados com a saúde. Com sintomas semelhantes aos de uma gripe comum, a influenza já é uma preocupação para as autoridades e profissionais da saúde.

Em relação ao número de mortes foram notificados 8 casos 1 confirmado em Cuiabá ao passo que os demais aguardam resultado de exames para confirmar associação com a doença.

Vacinação

No dia 30 de abril começa a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que segue até 20 de maio. A Secretaria de Estado de Saúde informou que a meta será imunizar 698.212 pessoas em Mato Grosso durante a campanha, que promove em 30 de abril uma mobilização nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas