Campanha contra a gripe H1N1 em SP deve imunizar 13 milhões

Data:

Compartilhar:


Estadao

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1, iniciada nesta segunda-feira, 4, deve imunizar 13 milhões de pessoas no Estado de São Paulo até o mês de maio. Antecipada em um mês por causa do surto da doença, a medida vai atender inicialmente os profissionais de saúde para depois ser expandida para os grupos de risco.

A primeira fase da campanha, voltada para 532,4 mil profissionais de saúde da capital e Grande São Paulo, deve ir até a próxima sexta-feira, 8. Na sequência, o cronograma prevê ampliar a vacinação a partir do dia 11 para os grupos prioritários, entre eles crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, idosos, doentes crônicos, indígenas, detentos e funcionários do sistema prisional. Já no interior, a campanha só deve começar no dia 30, conforme calendário original do Ministério da Saúde.

‘É uma vacina tríplice (H1N1, H3N2 e o tipo B do vírus Influenza). A nossa meta é vacinar 13 milhões de pessoas até maio, ou no menor prazo possível‘, afirmou o governador Geraldo Alckmin (PSDB), na manhã desta segunda-feira, 4, ao participar do lançamento da campanha no Hospital das Clínicas, na zona oeste. Médico de formação, o governador aplicou vacina em dois funcionários da unidade.

‘Começamos pelos profissionais de saúde porque eles precisam estar bem para poder atender a população. As recomendações vão mais até que a vacina: ambientes ventilados, lavar a mão várias vezes ao dia. Mas os profissionais de saúde estão entre aqueles mais expostos a riscos‘, disse Alckmin.

O surto de H1N1 já provocou a morte de 55 pessoas em São Paulo, segundo dados até o dia 29 de março da Secretaria de Estado da Saúde. O número é cinco vezes maior do que o registrado em todo o ano passado, quando dez pessoas morreram.

Para antecipar a produção e entregar parte das doses, o Instituto Butantã, responsável pelas vacinas na rede pública, chegou a adotar turnos extras de trabalho, com jornadas até de madrugada. De acordo com o secretário da Saúde, David Uip, o número de vacinas pode aumentar. ‘Temos 13 milhões de doses disponíveis, mas se for necessário teremos mais‘, afirmou.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas