benefícios do café para a saúde

Data:

Compartilhar:

É ENERGÉTICO

café, uma das bebidas mais conhecidas do mundo, tem muitos benefícios para a saúde e mente. Se consumido com moderação, ele pode até mesmo ser considerado uma bebida funcional com efeitos antioxidantes, promovendo a melhoria no funcionamento do cérebro e inibindo inflamações. Sem contar que ele é fonte de minerais como magnésio, fósforo e zinco.

Sempre pensando na sua saúde e bem-estar, o Guia da Semana, com a ajuda da loja IL Barista, listou 7 benefícios do café para a saúde. Confira:

A cafeína age sobre os receptores de adenosina, que é um neurotransmissor responsável pela diminuição da atividade cerebral. Com os receptores bloqueados, a atividade neural aumenta e estimula a glândula adrenal a liberar adrenalina, deixando o corpo em alerta.


DIMINUI O ESTRESSE

Pesquisas do Instituto D’or, no Rio de Janeiro, mostraram que não é preciso beber café para se obter os benefícios do grão. Os ‘voláteis’, substâncias dissolvidas no ar, mexem com o cérebro e trazem à tona as sensações de recompensa e gratidão. Além de dar prazer, elas interferem positivamente na saúde emocional


AJUDA NA DIGESTÃO

O café funciona como um aditivo, melhorando o funcionamento do metabolismo hepático na sintetização de proteínas e eliminação de toxinas. As propriedades bioquímicas presentes no café também se mostram benéficas contra o desenvolvimento de condições como fibrose hepática, que é o estágio inicial da cirrose, quando o fígado vai perdendo sua capacidade.


PREVINE DIABETES TIPO 2

O consumo de cafeína também está relacionado a uma menor incidência de diabetes, de acordo com estudo recente do Departamento de Nutrição de Harvard. O café, consumido logo após as refeições, diminui a absorção da glicose pelo organismo. Além disso, a cafeína aumenta os níveis circulantes de uma proteína chamada SHBG, que reduz o desenvolvimento de diabetes tipo 2.


HIDRATA A PELE

O óleo de café concentrado promove atividade hidratante, antioxidante e foto protetora da pele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...

Secretária de assistência Social entrega cadeira de rodas adquiridas através do Deputado Nininho em Nova Santa Helena.

A primeira dama e secretária de assistência Social Andreza Tanholi, entregou juntamente com o prefeito Paulinho Bortolini, 5...