MT descarta 74 casos de microcefalia

Data:

Compartilhar:

GD


O Estado de Mato Grosso descartou 74 casos de microcefalia relacionados ao zika vírus após realizações de exames laboratórios. Ainda são investigados 116 casos suspeitos da doença. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde através do boletim epidemiológico. 

Até o momento 15 casos de microcefalia foram confirmados. Desde o início das investigações em outubro de 2015, o Estado recebeu 205 notificações de suspeitas da doença. Estes dados foram fechados no último sábado (23), em cada semana os municípios atualizam os números junto ao Ministério da Saúde.

De acordo com o Protocolo, a investigação da causa da microcefalia é realizada somente nos casos notificados que apresentem características clínicas e/ou laboratoriais sugestivas de infecção congênita, para a identificação da infecção pelo vírus zika entre outros agentes infecciosos.

No Brasil 1.198 casos de microcefalia foram confirmados após o resultado dos exames. Ao todo, foram notificados 7.228 casos suspeitos desde o início das investigações, em outubro de 2015, sendo que 2.320 descartados. Outros 3.710 estão em fase de investigação.

Zika

Segundo a SES 18.417 casos suspeitos de zika vírus são investigados no Estado. Devido à incidência, Mato Grosso está com 595 casos por 100 mil habitantes. Setenta e oito municípios estão classificados com alto risco da doença, o que representa 55,3%.

Prevenção

O melhor método de prevenção é eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika vírus e a febre chikungunya, não deixando acumular água parada.

Para isto é preciso manter os quintais e terrenos limpos e as caixas d’águas devidamente fechadas. A SES destaca que 80% dos criadouros do vetor são de possível remoção com medidas simples.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...