Cirurgias bariátricas têm alto índice de bons resultados em MT

Data:

Compartilhar:

Em cinco anos de atuação cirúrgica no controle da obesidade em Mato Grosso, o Sistema Único de Saúde (SUS) só registrou um caso de complicação pós-operatório confirmadamente relacionado à intervenção bariátrica.

A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

De 446 operados no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, que é a unidade de saúde instrumentada para realizar as cirurgias bariátricas no Estado, um deles faleceu em 2012.

Isso quer dizer um índice de 99,8% de bons resultados, contra 0,2%, ruins.

Sendo assim, a enfermeira Inês de Souza Leite, diretora do Metropolitano, afirma que o procedimento é considerado altamente seguro, desde que com o devido acompanhamento prévio e pós-operatório, durante 2 anos. Isso incluiu apoio psicológico e nutricional.

A cirurgia bariátrica geralmente é indicada para casos de obesidade mórbida, quadro de difícil reversão mesmo com dieta e exercícios físicos.

Conforme a diretora do hospital o tempo de espera entre o início do tratamento e a intervenção propriamente dita depende da situação clínica de cada um.

Antes de operar, é preciso ter aval médico. Pelo menos 256 pacientes, estão na fila da cirurgia bariátrica tentando conseguir isso.

Todo mês, o Metropolitano faz cerca de 20 reduções de estômago pelo Centro de Atendimento ao Paciente Portador de Obesidade Grave (CAPPOG).

Na capital

Em Cuiabá, pelo menos outros três hospitais também fazem cirurgia bariátrica, através de plano de saúde ou no atendimento particular.
Não há um controle da SES sobre a resolutividade dessas intervenções.

Riscos reais

Especialistas na área chamam a atenção para três aspectos que devem ser levados em consideração por quem esteja interessado em operar. Deve confirmar a experiência da equipe médica, a infraestrutura hospitalar e a preparação do paciente.

Outra ressalva é para quem está apenas acima do peso e quer emagrecer de forma fácil. Nesses casos, cabe ao médico vetar.

Outra ressalva é que toda cirurgia tem risco, em menor ou maior grau.

Indicações

A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com obesidade acima do grau 3 associada à hipertensão arterial ou diabetes de difícil controle. Que sejam obesos há mais de 2 anos. Que não sejam usuários de drogas. Há restrições para portadores de doenças psiquiátricas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...