Estado derruba liminar que proibia cirurgias de catarata

Data:

Compartilhar:

A desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Maria Aparecida Ribeiro, derrubou na tarde deste sábado (16) a liminar que suspendeu as cirurgias oftalmológicas que vinham sendo realizadas desde quinta-feira (14) na Caravana da Transformação.

A decisão que impedia o Governo de realizar as cirurgias de cataratas durante a Caravana da Integração, em Barra do Bugres é da juíza Flávia Catarina de Oliveira Amorim, da Vara Especializada em Ações Civis Públicas e Ações Populares de Cuiabá que suspendeu a realização dos procedimentos fora de hospitais. A ação atende ao pedido da Associação Mato-grossense de Oftalmologia, que barrava os procedimentos.

Na decisão de agora a tarde o recurso foi impetrado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).

O secretário de Governo e coordenador da Caravana da Transformação, José Arlindo, explica que agora, os serviços estão mantidos, inclusive as de cirurgias oftalmológicas.

De acordo a magistrada, a definição pela suspensão dos atendimentos durante a ação social e política pública de saúde figura como “golpe na esperança dos pacientes em espera e, o risco de irreversibilidade nos já atendidos, estes dependendo necessariamente do pós-operatório, este concreto e periclitante, se comparado aos vaticínios riscos de ‘infecção e morte’ brandidos pela agravada, na petição inicial, supedaneados em meros relatos de anos passados em outros estados da Federação”, destaca trecho da decisão.

Na ação, proposta pelo Governo, é reforçada a importância do evento para a comunidade. Desde o início, a Caravana da Transformação já atendeu mais de 3,5 mil pessoas nos serviços de consulta médica e exames, como também já realizou mais de 550 cirurgias de catarata e pterígio. Os atendimentos estão sendo feitos em pacientes que possuem o cartão do SUS e estão regulados no Sistema Único de Saúde, “o que confirma a relevância da continuidade da ação como instrumento de mitigação das filas de espera por procedimentos e consultas oftalmológicas”.

A previsão, até o final da Caravana da Transformação, é realizar cerca de 2 mil cirurgias em pacientes de 11 municípios da região Médio-Norte de Mato Grosso. Os atendimentos estão sendo realizados por mais de 80 profissional da área da saúde e estão sendo acompanhados diretamente por equipe de vigilância sanitária da Secretaria de Estado de Saúde. (Com informações de Lisânia Ghisi, da Gcom). 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...