Planos de Saúde cobrem exames para detectar zika

Data:

Compartilhar:

GD


Desde o dia 6 deste mês, gestantes e seus filhos já podem realizar os exames para detecção do vírus zika por meio dos planos de saúde. A cobertura obrigatória foi determinada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A cobertura obrigatória dos exames de sangue PCR, IgG e IgM, utilizados para identificar o vírus em diferentes fases da doença, está disponível para os consumidores de planos de saúde que façam parte destes grupos prioritários.

É o caso das mulheres durante a gravidez, os bebês filhos de mães com diagnóstico ou suspeita de infecção pelo vírus, bem como os recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo zika, como a microcefalia.

De acordo com Natasha Slhessarenko, pediatra e diretora-médica do laboratório Cedic Cedilab, esta mudança irá auxiliar no diagnóstico, dos três vírus transmitidos pelo Aedes aegypti que estão em circulação no País, zika, dengue e a febre chikungunya.

Segundo elam existem diversos estudos confirmando a ligação da zika e o nascimento de crianças com microcefalia e outras alterações neurológicas. Por isso é importante que estes exames fiquem mais acessíveis levando ao diagnóstico e acompanhamento correto de um número maior de pacientes, tanto as mães, quanto as crianças.

A especialista indica o acompanhamento médico nas gestantes a partir da presença dos sinais em comum com as três doenças: exantema (manchas avermelhadas na pele), acompanhado de coceira, além de febre e dor nas articulações ou dores musculares.

A Zika tem um quadro bem mais brando, apresentando na maioria das vezes apenas o exantema e coceira. Raramente pode haver febre, conjuntivite e dor articular leve. Ao visitar o especialista, após uma análise clínica, ele pode demandar testes laboratoriais para confirmar o diagnóstico, explica a médica:

Segundo a assessoria de imprensa da Unimed, cooperativa médica com 230 mil clientes credenciados em Mato Grosso, desde o início do mês, consumidores do planos de saúde, que fazem parte destes grupos prioritários contam com a cobertura. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...

Secretária de assistência Social entrega cadeira de rodas adquiridas através do Deputado Nininho em Nova Santa Helena.

A primeira dama e secretária de assistência Social Andreza Tanholi, entregou juntamente com o prefeito Paulinho Bortolini, 5...