Falta insulina para pacientes no Estado

Data:

Compartilhar:

GD


Portadores do diabetes tipo 1, que dependem de insulina fornecida pela Farmácia de Alto Custo do Estado, denunciam que a entrega está suspensa até o mês de fevereiro, conforme foi anunciado pela administração do órgão aos pacientes e familiares.

Reprodução/Facebook

Daniele precisa de duas doses diárias de insulina. 

É o caso da costureira Leidiane Luna de Abreu, 30, que recebe o medicamento para o tratamento contínuo da filha Daniele Luna da Silva, de oito anos. Desde os dois anos a criança usa o medicamento, em doses diárias. Se tiver que comprar o medicamento, gastará em média R$ 1,6 mil por mês. Disse que a família não tem condições de arcar com o montante.

Cadastrada em um programa nacional, ela só consegue desconto de 30% para compra em farmácias do medicamento importado, tornando quase inviável a compra. Alega que em tratamento há seis anos, o problema se repete todos os anos, com a suspensão da entrega todo início do ano.

A salgadeira Ana Maria Souza Gomes, passa por este drama a pelo menos 18 anos. É que a filha, hoje com 20 anos, descobriu a diabetes aos dois anos, quando iniciou o tratamento. Assegura que a situação é a mesma. Depende da Farmácia de Alto Custo, mas a falta do medicamento é constante. A filha precisa de duas doses diárias.

Disse que na semana passada, encontrou pessoalmente com o Governador Pedro Taques, em um evento, e cobrou dele a solução para o impasse, pois o uso do medicamento para a filha e outros pacientes pode significar a vida ou a morte. Ressalta que desde o início do mês não está sendo fornecido o medicamento Lantus (insulina glargina).

Para não ficar sem o remédio, a família já busca ajuda e prevê que começará a ano endividada, ao comprar o medicamento em farmácias.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa: que foram dispensados para pacientes usuários de insulina, medicação suficiente até a primeira quinzena de Janeiro. Nesse intervalo foi realizado dispensa licitatória emergencial, para aquisição de nova remessa de insulina para a Farmácia de Alto Custo.

“A SES está empenhada para que o medicamento esteja à disposição, nos próximos dias. Portanto é IMPROCEDENTE a informação de que somente em fevereiro a medicação esteja disponível. De acordo com o fornecedor ate o dia 05 de janeiro o estoque de insulina está completo na farmácia”, cita a nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...

Secretária de assistência Social entrega cadeira de rodas adquiridas através do Deputado Nininho em Nova Santa Helena.

A primeira dama e secretária de assistência Social Andreza Tanholi, entregou juntamente com o prefeito Paulinho Bortolini, 5...