Cáceres alerta sobre vacinação contra febre amarela

Data:

Compartilhar:

Cáceres, redação Ascom/Prefeitura


A Prefeitura de Cáceres através da Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância em Saúde Sanitária comunica como deve ser o procedimento em relação às vacinas de febre amarela segundo o calendário vacinal 2017 e as unidades de saúde que a população deve procurar.

“A primeira dose da vacina de febre amarela deve ser aplicada aos nove meses de idade e o reforço aos quatro anos de idade. Os adultos devem receber duas doses da vacina com intervalo de no mínimo 10 anos, essas duas doses devem estar comprovadas no cartão de vacina, caso contrário deve iniciar ou concluir as duas doses, ou seja se um adulto tem uma dose da vacina de febre amarela no cartão faz mais uma e depois de dez anos essa pessoa esta imunizada. No caso de idosos acima de 60 anos só se aplica com indicação médica. Pelo fato da vacina da febre amarela ser de rotina, ela esta disponível em todos os postos de saúde,mas para evitar desperdício de doses, o frasco de 5 ou de 10 doses é aberto uma vez por semana nos posto de Estratégia de Saúde da Família, porque ela tem o prazo de validade de 4 horas após aberta”, explicou a coordenadora de Vigilância Sanitária, Evanilda Costa do Nascimento.

Evanilda ainda informou que “outras vacinas de rotina estão disponíveis normalmente nas salas de vacina e que, o ministério da saúde promoveu alteração no esquema vacinal de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente. O Calendário Nacional de Vacinação tem alterações rotineiras e periódicas em função de mudança na situação epidemiológica, nas indicações das vacinas ou na incorporação de novas vacinas.”

– Poliomielite: o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral (gotinha).

– HPV: o esquema vacinal passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Os estudos recentes mostram que o esquema com duas doses apresenta uma resposta de anticorpos em meninas saudáveis de 9 a 14 anos satisfatória quando comparada com a resposta imune de mulheres de 15 a 25 anos que receberam três doses. As mulheres vivendo com HIV entre 9 a 26 anos devem continuar recebendo o esquema de três doses.

– Meningocócica: o reforço, que anteriormente era administrado aos 15 meses, passou a ser administrado aos 12 meses até os 4 anos. As primeiras doses da meningocócica continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.

– Pneumocócica: passou a ser administrada em duas doses, aos 2 e 4 meses, com um reforço preferencialmente aos 12 meses, que pode ser recebido até os 4 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas