Confira o calendário completo do Enem 2017; inscrições começam 08/05

Data:

Compartilhar:

Enem Virtual

Os enemzeiros deste ano já podem começar a contagem regressiva para a prova. O Ministério da Educação (MEC) divulgou o calendário oficial para o Enem 2017 e, de quebra, anunciou algumas mudanças.

Antes que você se desespere, adiantamos que o Enem continua a ser aplicado presencialmente, como sempre foi. E o conteúdo que cai no Exame é o mesmo: toda a matéria dos três anos do ensino médio, organizada em quatro áreas do conhecimento, mais uma redação.

A grande diferença está no dia de aplicação de cada prova. Agora o Enem acontece em dois domingos seguidos. Isso mesmo! Você terá uma semana entre cada etapa para descansar ou revisar a matéria.

Prepare-se para anotar tudo na agenda e não perca nenhuma data da prova mais importante que você vai fazer este ano!

Edital do Enem 2017

No dia 10 de abril de 2017 foi divulgado o edital do Enem. Nele você vai encontrar todas as informações sobre o Exame, desde como fazer a inscrição até a data de divulgação dos resultados.

Reserve um tempo para ler o material com toda a atenção do mundo. O edital é importantíssimo para que você saiba o que deve, o que pode e o que não pode fazer.

Estar bem informado vai fazer com que você enfrente essa maratona com muito mais tranquilidade, acredite!

Inscrições do Enem 2017

As inscrições para o Enem ficam abertas entre os dias 8 e 19 de maio de 2017.

Procure fazer a sua logo no início do período. A essa altura, você já deve ter lido o edital e sabe o que fazer. Além de preencher dados pessoais e escolares, é preciso escolher um idioma estrangeiro (Inglês ou Espanhol), informar se necessita de atendimento especial e seguir todas as orientações apresentadas nas telas do sistema.

O processo é simples, mas pode levar um tempinho. Faça tudo com calma e atenção!

Ao final, caso não se enquadre nos critérios de isenção, você terá que baixar e imprimir o boleto com o valor da taxa de inscrição. Fique atento ao prazo e faça o pagamento em dia para garantir sua participação.

Local de prova do Enem 2017

Todo mundo que se inscreve no Enem precisa indicar a cidade onde vai fazer a prova. Só que nem todos os municípios têm um número suficiente de participantes que justifique a mobilização da infraestrutura exigida pelo Exame. Por isso, alguns inscritos são remanejados para cidades vizinhas.

A informação sobre o local exato onde você vai fazer a prova do Enem, com endereço completo e número de sala, é divulgada no Cartão de Confirmação de Inscrição. O MEC não envia o documento pelo correio. É responsabilidade do candidato entrar na página do Enem e acessar seu cartão.

O acesso ao cartão com o local de prova costuma ser liberado algumas semanas antes da aplicação do Enem. Por isso, a partir da metade de outubro você deve ficar ligado no site oficial do Exame ou no aplicativo oficial do Enem para celular.

Datas de prova do Enem 2017

As provas do Enem 2017 acontecem nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos.

No primeiro dia de provas, 5 de novembro, os participantes terão o prazo de cinco horas e meia para:

-Resolver as questões objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias

-Resolver as questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

-Elaborar a redação

-Marcar o gabarito das questões objetivas na folha de respostas

-Passar o texto a limpo para a folha de redação

Importante: o Enem não corrige cadernos de prova nem rascunhos de redação. Portanto, programe-se e reserve um tempo para preencher o material que será entregue ao fiscal de sala.

No segundo dia, 12 de novembro, os participantes terão quatro horas e meia para:

-Resolver as questões objetivas de Matemática e suas Tecnologias

-Resolver as questões objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

-Preencher o gabarito na folha de respostas

Gabarito do Enem 2017

O gabarito oficial do Enem só é divulgado pelo MEC alguns dias depois da aplicação do Exame. Mas você não precisa arrancar os cabelos de ansiedade.

A gente vai publicar o gabarito extraoficial, com a correção de especialistas, logo depois de cada uma das provas, nos dias 5 e 12 de novembro. Volte aqui para conferir!

Resultado do Enem 2017

O resultado do Enem 2017 sai no dia 19 de janeiro de 2018. Para ver seu Boletim de Desempenho Individual, com as notas que tirou em cada uma das provas, acesse o site oficial do Enem com sua senha.

Como usar a nota do Enem 2017

O legal de fazer o Enem é que a nota do Exame pode ser usada para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sisu, tentar uma bolsa de estudos pelo ProUni ou financiamento pelo FIES, caso cumpra os requisitos desses programas.

Outra facilidade é poder entrar direto em uma faculdade privada sem fazer vestibular. Cada instituição define suas próprias regras de utilização do desempenho no Enem. Consulte o edital junto à faculdade do seu interesse para conhecer os requisitos e as vagas disponíveis.

Veja algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem para ingresso direto, além de participarem do ProUni ou e do FIES:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas