Neste sábado acontece o Dia D da Vacinação Contra a Gripe H1N1

Data:

Compartilhar:

 Angela Fogaça

No próximo sábado, dia 13, será realizado o Dia D da vacinação contra a Gripe H1N1, em todas as unidades de saúde. Rogério Nunes Silva, coordenador de Atenção Básica, informou que a imunização ocorrerá das 7 às 17h.

De acordo com o coordenador, a meta é vacinar cerca de 6.600 pessoas. A campanha começou no mês passado para os grupos prioritários: idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, reeducandos, funcionários do sistema prisional e jovens sob medida educativa.

A campanha vai até 26 de maio. A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país. Este ano, a novidade da campanha é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS.

A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Segundo o ministério da Saúde, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões de doses já foram distribuídas aos estados.

No dia D, deve ser levado a carteira de vacinação e documentação pessoal. Posteriormente, segundo Rogério, se ocorrer sobra das doses de vacinas, a imunização será estendida para a população em geral.

Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas