Ação conjunta desarticula quadrilha de receptadores de carga de soja em Guiratinga

Data:

Compartilhar:

Assessoria | PJC-MT

Uma quadrilha envolvida no roubo de uma carga de soja foi desarticulada em ação conjunta da Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, realizada na quarta-feira (10.05), nas cidades de Guiratinga e Alto Garças (328 e 357 km ao Sul). O trabalho integrado resultou na prisão de 5 pessoas em flagrante, na recuperação da carreta bitrem utilizada para transporte da carga e na apreensão de armas e munições.

Na ação foram presos, o motorista responsável pelo transporte da carga, Jandimar Vilela de Freitas, 35, o batedor responsável pelo monitoramento do caminhão, Arlan Ferreira da Silva, 44, o agenciador do produto, Samir Rodrigo Konrad, 32, e o comprador da carga, Jorge mendes de Paula, 42. A proprietária da fazenda em que a carga foi descarregada, M.F.S.K., 45, também foi presa em flagrante e responderá pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e munições.

A ação teve início após as forças de segurança serem informadas de que um caminhão carregado de soja, roubado na terça-feira (09) na região de Jaciara, era monitorado e estava seguindo sentido a cidade de Guiratinga. Diante das informações, os policiais seguiram para a MT-110, conseguindo localizar a carreta Scania 113, conduzida por Jandimar.

Questionado, o motorista disse que foi contratado para conduzidor o caminhão até a Fazenda Central II e descarregar a soja. De lá, ele deveria seguir para Guiratinga, onde uma pessoa que estava monitorando o veículo iria buscá-lo. Logo em seguida, os policiais realizaram a abordagem do suspeito Arlan, que estava em um veículo Ágile, preto e confirmou que veio até a cidade para o motorista do caminhão e que posteriormente, receberia de Samir a quantia de R$ 1,2 mil pelo serviço.

Em continuidade as diligências, os policiais seguiram até a fazenda em que foi descarregada a soja, onde foram recebidos pela dona da propriedade. No primeiro momento, a proprietária negou que os grãos foram descarregados no local, porém após ser informada de que um caminhão com as mesmas características do mencionado foi desabastecido no armazém, ela confirmou que a carga seria guardada na fazenda a pedido do suspeito Jorge.

Com a autorização da proprietária, os policiais realizaram buscas na casa da fazenda, onde encontraram duas espingardas, sendo uma calibre 22, e a outra uma carabina calibre 38, e 09 munições calibre 38 e 45 munições calibre 22. Diante da situação, a dona da propriedade foi conduzida por posse ilegal de arma de fogo e munições.

Prosseguindo com as investigações, os policiais seguiram até o município de Alto Garças, em buscas pelos suspeitos Samir e Jorge. Quando localizado, Jorge disse aos policiais que comprou a soja de Samir, desconhecendo o fato de que era produto de roubo. Logo em seguida, Samir também foi localizado e detido.

Os cinco envolvidos com a receptação da soja foram conduzidos a Delegacia de Guiratinga, onde foram ouvidos pelo delegado Edson Arthur Teixeira Peixoto. O motorista (Jadimar) e o batedor do caminhão (Arlan) foram autuados em flagrante pelos crimes de foram de receptação e associação criminosa. O agenciador (Samir) e o comprador da carga (Jorge) responderão por receptação qualificada e associação criminosa.

Participaram da operação, policiais rodoviários federais, policiais militares de Guiratinga e Alto Garças e policiais  civis de Guiratinga e do Núcleo Investigativo Operacional da Polícia Civil de Alto Araguaia, coordenados pelo delegado, Edson Arthur Teixeira Peixoto. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas