Posso substituir a carne vermelha por soja nas refeições?

Data:

Compartilhar:

catherinetaboada

Quem quiser parar de consumir carne vermelha pode, sim, substituí-la por soja. Além de ser um alimento rico em proteínas, a leguminosa contém todos os aminoácidos essenciais ao organismo – fenilalanina, tirosina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, cisteína, treonina e valina -, que devem ser obtidos por meio da alimentação.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é inserindo a carne de soja nas refeições, que pode ser preparada de maneira semelhante a outros tipos de carne. No entanto, segundo a nutricionista Fernanda Maluhy, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, deve-se ficar atento à qualidade do produto. No Brasil, grande parte da produção de soja é transgênica e pode conter uma maior quantidade de resíduos de agrotóxicos. Em excesso, os agrotóxicos podem provocar alergias, entre outros males à saúde.

Outro cuidado a ser tomado é ficar atento às vitaminas ingeridas. “Os alimentos de origem vegetal não possuem vitamina B12 em quantidade significativa”, explica a nutricionista Ana Paula Campos, também do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A deficiência de vitamina B12 é uma das principais causas de anemia. Por isso, se não for comer carne vermelha, é preciso compensar na quantidade de soja.

Para evitar desequilíbrios na alimentação, as profissionais recomendam acompanhamento médico ou de um nutricionista, sobretudo para quem está começando nesse tipo de dieta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas