Após 86 anos de ‘dúvida’, São Paulo enfim é reconhecido como campeão paulista de 1931

Data:

Compartilhar:


O São Paulo finalmente foi reconhecido como o legítimo campeão do Campeonato Paulista de 1931. A Federação Paulista de Futebol chancelou nesta quarta-feira a alteração que o clube fez no próprio estatuto, no final do ano passado. Assim, a FPF reconhece também que o clube foi fundado em 25 de janeiro de 1930 e não mais em 16 de dezembro de 1935.

A informação foi confirmada para a reportagem pela FPF.

A conquista sempre gerou confusão porque pertencia ao São Paulo fundado em 1930, cuja sede era na Floresta, mas que deixou de existir em 1935, ao fundir-se com o Clube de Regatas Tietê. O motivo do fim foi uma crise financeira, o que revoltou e frustrou diversos sócios. Eles não aceitaram o destino e batalharam para refundar a agremiação.

A história registra que uma dessas tentativas resultou no Clube Atlético São Paulo, criado em junho de 1935, com um escudo semelhante ao atual (com a sigla) CASP, mas que, mal organizado, nem chegou a entrar em campo em jogos oficiais.

A outra tentativa foi certeira. Em 16 de dezembro de 1935, na rua XI de Agosto, onde hoje está a praça da Sé, no centro da cidade, criaram o São Paulo Futebol Clube.

Durante muitos anos uma briga interna impedia a ala ligada a refundação em 1935 de reconhecer o São Paulo de 1930 como parte da equipe, segundo José Acras, historiador e um dos conselheiros mais velhos do clube do Morumbi. O racha existente era com os diretores que deixaram a agremiação fundada cinco antes ter sucumbido financeiramente.

Era possível perceber isso no antigo estatuto, que valorizava a refundação e não a fundação. O documento atestava que o São Paulo “foi fundado em 16 de dezembro de 1935, como continuidade do São Paulo Futebol Clube nascido em 25 de janeiro de 1930”.

Algo que o novo documento, aprovado no fim do ano passado, corrigiu. Agora a data principal é 25 de janeiro de 1930, ou seja, o clube tricolor tem 87 anos.

Nas contas da Federação aumentou uma conquista de Estadual. Agora são 21, atrás dos maiores ganhadores Corinthians (28), Palmeiras (22) e Santos (22).

Vale lembrar que a conquista de 1931 foi histórica porque o São Paulo tinha o goleador Arthur Friedenreich e a taça veio com goleadas, como 4 a 1 no Corinthians, em pleno Parque São Jorge, 4 a 0 no Palestra Itália (o Palmeiras), 4 a 2 no Santos, 8 a 1 no Juventus, 8 a 1 e 7 a 0 no extinto América da capital, entre outros. 

Também vale lembrar que o título já era reconhecido pelo clube do Morumbi, mas em outras publicações era atribuído ao São Paulo da Floresta (que durante anos teve o nome de sua sede associada ao seu nome para diferenciar-se do São Paulo FC).

  • Federação chancelou

Segundo apurou a reportagem, o São Paulo encaminhou nos últimos dias um ofício ao presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, informando que o estatuto havia sido alterado e a data de fundação também.

É prache uma equipe informar a Federação sempre que ocorrem mudanças no escudo, no hino, no estatuto etc. Isso ocorre para, entre outros motivos, a entidade atualizar os dados da equipe ao divulgar informações oficiais em suas mídias. Mas também para chancelar mudanças, como no caso da data de fundação, que tem peso histórico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...

Secretária de assistência Social entrega cadeira de rodas adquiridas através do Deputado Nininho em Nova Santa Helena.

A primeira dama e secretária de assistência Social Andreza Tanholi, entregou juntamente com o prefeito Paulinho Bortolini, 5...