De bem com o intestino: veja os caminhos para chegar lá

Data:

Compartilhar:


Se esticado, o intestino humano atinge até 9 metros de comprimento (o equivalente a um prédio de três andares). Além de comprido, esse superórgão, que tem como função primordial extrair os nutrientes dos alimentos e fornecer energia para o corpo, também abriga 500 milhões de neurônios – o que lhe rendeu o apelido de “segundo cérebro”. Neles é produzida 90% da serotonina, o neurotransmissor responsável pelo bem-estar. E, para manter tudo isso em ordem, trilhões de microrganismos trabalham na composição da flora intestinal – aquela que, equilibrada, faz com que o resto do corpo funcione bem (mas, quando preguiçosa, cria uma bagunça geral).

“A prisão de ventre acomete cerca de 20% da população, a maioria mulheres. Pesquisas relacionam essa ligação a questões hormonais e comportamentais”, afirma o gastroenterologista Fernando Assed, do Rio de Janeiro.

Alguns dos sintomas de constipação são: ir ao banheiro menos de três vezes por semana, sob muito esforço; sensação de não esvaziamento total após a evacuação e desconfortos abdominais. Ainda que só um médico possa fazer o diagnóstico preciso, algumas estratégias são comprovadamente eficientes para manter a saúde dessa região. Prepare-se para colher os benefícios (barriga mais lisa e menos doenças). 

De olho no prato

O fator que mais interfere na prisão de ventre é a alimentação – por isso mesmo, está nela um dos principais caminhos para a solução. Não se trata, apenas, de incluir este ou aquele ingrediente no cardápio diário. “O primeiro passo é desintoxicar o organismo, eliminando o excesso de pratos gordurosos (como frituras) e de processados e refinados (como pão e arroz branco)”, orienta a nutricionista Rachel Faria, do Rio de Janeiro.

Planeje as refeições de forma que consiga incluir o maior número de itens benéficos ao abdômen: frutas frescas, vegetais escuros e legumes estão no topo dessa lista. Recomenda-se a ingestão de cerca de 25 gramas de fibras por dia – uma concha de feijão tem quase 10 gramas. Boas fontes delas são vegetais folhosos (como alface, brócolis e couve), mamão, ameixa seca, laranja (com bagaço) e grãos (como linhaça, gergelim, farelo de trigo e granola).

Para que esses alimentos não causem efeito rebote, congestionando o trânsito intestinal, beber uma quantidade mínima de água por dia (a Organização Mundial da Saúde recomenda uma média de 2,5 litros) é imprescindível. Para um cálculo individualizado, considera-se 0,04 litro de água por quilo de peso. 

Movimento contínuo

A prática regular de exercícios (pelo menos 30 minutos por dia) também é fundamental para o bom funcionamento do intestino. “Mexer o corpo colabora para a movimentação do trânsito intestinal, aumentando a capacidade do órgão de realizar os movimentos peristálticos”, diz Faria. Há ainda duas outras vantagens apontadas por uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra: uma maior liberação de fluxo sanguíneo é capaz de otimizar o funcionamento do organismo como um todo (inclusive do intestino), e o fortalecimento muscular dá impulso à ação mecânica do órgão.

Para fins de ganhos específicos para essa região, as atividades mais recomendadas são pular corda, caminhar, praticar ioga e fazer agachamentos.

Bactérias boas

Lactobacilos e bifidobacterium, os chamados probióticos, são microrganismos que compõem a flora intestinal (microbiota), facilitam a digestão e reduzem inflamações (que deixam o metabolismo mais lento). “Quando eles estão em desequilíbrio, abrem espaço para distúrbios como a constipação, a síndrome do intestino irritável e até doenças metabólicas e inflamatórias”, alerta a endocrinologista Alessandra Rascovski, de São Paulo. Por outro lado, quando equilibrados, trazem vários ganhos: “Eles atuam em nossa imunidade como um todo e até na regulação do armazenamento de gordura no tecido adiposo”, completa a médica. Essas bactérias “do bem” estão presentes em leites, iogurtes e no kefir (um probiótico normalmente extraído do leite).

Ainda assim, especialistas vêm indicando com cada vez mais frequência a suplementação com cápsulas ou sachês a quem tem necessidade de ajuda extra. Outro reforço é feito via ingestão de alimentos considerados prebióticos, que funcionam como nutrientes dessas bactérias boas (o que ajuda a aumentar a quantidade delas): fibras e carboidratos complexos, como alcachofra, alho-poró, beterraba, centeio e integrais em geral. 

De corpo e alma

Toda a rede de neurônios justifica a enorme influência das emoções no funcionamento do intestino – não é à toa que um nervosismo se reflete na barriga. “Vergonha de ir ao banheiro em qualquer lugar, comum especialmente entre as mulheres, também atrapalha o órgão”, lembra Rascovski.

A questão emocional provoca uma trava física, que pode levar dias para ser afastada. Como uma via de mão dupla, o desequilíbrio intestinal também afeta a produção de serotonina, causando alterações de humor, como irritação e desânimo. Estudos demonstram que períodos de estresse diminuem o fluxo sanguíneo em órgãos vitais, atrapalhando seu funcionamento.

Justamente por isso, tratamentos multidisciplinares (que olham o paciente como um todo), com técnicas de meditação, massagem e acupuntura são prescritos por médicos e nutricionistas com cada vez mais frequência.

Sinal de alerta

Estar com intestino preso é diferente de ter essa condição. A disfunção inesperada que se prolonga por mais do que três dias pode significar algum desequilíbrio mais sério, como a síndrome do intestino irritável.

Procure um médico gastroenterologista se sintomas como dor ou desconforto abdominal, estufamento e distensão abdominal, associados a alterações nas fezes, se repetirem por mais de três dias.

“Não existe receita mágica, mas se nenhuma das indicações básicas (acima) melhorarem o funcionamento do intestino, este pode ser um sinal de que algo não vai bem”, afirma Rachel Faria. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas