Vacina contra gripe esta liberada a outros grupos a partir desta segunda-feira

Data:

Compartilhar:

Redação 24 Horas News

Estas pessoas terão acesso à imunização até o fim dos estoques nos municípios, não ocorrendo o envio de doses adicionais pelo Ministério da Saúde


Com o fim da campanha de vacinação para os grupos prioritários, na última sexta-feira (09.06), a vacina está liberada para os demais grupos, a partir desta segunda-feira (12.06). Estas pessoas terão acesso à imunização até o fim dos estoques nos municípios, não ocorrendo o envio de doses adicionais pelo Ministério da Saúde.

No início da campanha, Mato Grosso recebeu 858 mil doses da vacina, com prioridade de aplicação em crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, idosos a partir de 60 anos, doentes crônicos – mediante prescrição médica -, profissionais de saúde, indígenas e professores em atividade. Segundo dados atualizados do Sistema e Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), já foram vacinadas no Estado 537.539 pessoas do público-alvo, que representa o índice de cobertura vacinal de 79,23%.

No início da semana passada, esta taxa era de 68,6%, percentual abaixo da preconizada, que é de vacinar pelo menos 90% do público-alvo. Diante desse quadro, a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica enviou um memorando aos 16 Escritórios Regionais de Saúde, solicitando que recomendassem às Secretarias Municipais de Saúde que continuassem priorizando este grupo prioritário.

“O resultado da cobertura vacinal é ainda parcial, mas os dados indicam que a meta no estado foi alcançada. Estamos aguardando as Secretarias Municipais de Saúde atualizarem o sistema para obtermos o resultado total,” destacou o gerente de Imunização da Secretária de Estado de Saúde (SES-MT), Thiago Nunes Rondon, que participou, na semana passada, de uma reunião com o Ministério da Saúde, em Brasília (DF).

Thiago Rondon disse, ainda, que para 2018 a campanha está prevista para ocorrer de 06 de abril a 08 de junho. Ele lembrou que, diferentemente deste ano, em 2018 não haverá prorrogação do período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas