Ministra do STF manda Procuradoria e TCE se manifestarem em 3 dias

Data:

Compartilhar:

Celly Silva/GD


A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia, determinou o prazo de 3 dias para que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e a Procuradoria Geral da República (PGR) se manifestem a respeito da ação ingressada pelo presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, onde contesta a competência do juiz Luís Aparecido Bortolussi Júnior, da Vara de Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá, para afastar do cargo o conselheiro Sérgio Ricardo. 


Após receber os autos conclusos, a magistrada vai decidir se suspende ou não o afastamento de Sérgio Ricardo do cargo de conselheiro de contas, o que foi determinado por Luís Aparecido Bortolussi, em janeiro deste ano.
A decisão foi proferida na segunda-feira (31). “Manifestem-se, sucessivamente, os interessados e a procuradoria-geral da República (art. 4º, § 2º, da Lei 8.437/1992). 3. Na sequência, retornam os autos à Presidência deste Supremo Tribunal”, registrou.

A ação de suspensão de liminar foi ingressada pelo TCE, na última quinta-feira (27).

Sérgio Ricardo foi afastado após ser acusado de comprar a vaga de conselheiro, anteriormente ocupada por Alencar Soares pelo preço de R$ 12 milhões, dinheiro supostamente obtido por meio de corrupção durante a gestão do ex-governador e atual ministro da Agricultura Blairo Maggi (PP).

O intermediador da operação teria sido o ex-secretário Eder Moraes, que também foi quem denunciou o caso. Ele depois tentou voltar atrás negando tudo o que havia dito, mas o Ministério Público não levou em consideração seu “desmentido”.

Sustenta o MPE que o dinheiro utilizado para a compra da vaga de conselheiro saiu de empréstimos concedidos por Júnior Mendonça, por intermédio de Eder Moraes que operava o esquema com aval e conhecimento de Blairo Maggi e Silval Barbosa. O ex-deputado Sérgio Ricardo tomou posse no TCE como conselheiro no dia 16 de maio de 2012. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas