Tempestade Harvey provoca inundações sem precedentes

Data:

Compartilhar:


Grandes partes da metrópole de Houston, a cidade mais populosa do estado americano do Texas, estão inundadas após a chegada do furacão Harvey, transformado em tempestade tropical. Segundo especialistas, os danos provocados podem ser semelhantes aos do furacão Katrina de 2005, considerado o mais custoso desastre natural da história dos EUA.

O Centro Nacional de Furacões classificou as inundações de “sem precedentes”. Estima-se que haja mais fortes chuvas até sexta-feira. Em uma semana, as chuvas podem equivaler à média de precipitação de um ano inteiro na região.

Diante da previsão, ainda é muito cedo para estimar os danos, comunicou a Insurance Information Institute, uma organização da indústria de seguros neste domingo (27).

© picture-alliance/AP Photo/LM Otero

Em 2005, as inundações após a passagem do furacão Katrina provocaram danos de mais de 15 bilhões de dólares nos estados de Louisiana e Mississippi. Na época, o então presidente americano, George W. Bush, foi duramente criticado pela reação lenta do governo federal à tempestade, que deixou mais de 1.800 mortos e causou um prejuízo de cerca de 151 bilhões de dólares aos cofres públicos.

A tempestade Harvey provocou ao menos cinco mortes, segundo o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos (NWS). Na parte sul do Texas, a situação segue precária. De acordo com o governador do estado, Greg Abbott, massivas operações de resgate com centenas de barcos e dezenas de helicópteros estão em andamento. Foram mobilizados três mil membros da Guarda Nacional, e 250 estradas foram bloqueadas. Os dois aeroportos da cidade foram fechados.

Autoridades previram mais 60 centímetros de chuva no Texas. Os serviços de emergência estão sobrecarregados e só atendem chamadas de casos de vida ou morte. Isso deixou muitos residentes com a escolha única de ficar em suas casas e lidar com os níveis crescentes de água ou se arriscar em inundações perigosas. O Centro Nacional de Furações pediu que as pessoas que estejam seguras permaneçam em suas residências, embora haja o temor de que muitas pessoas tentarão sua sorte nas águas nos próximos dias.

Informações desencontradas

Antes da tempestade, os residentes de Houston receberam informações confusas sobre uma possível evacuação – com o governador do Texas e o prefeito de Houston aconselhando diferentes medidas.

A moradora Desiree Mallard e seu filho de 2 anos chegaram a um abrigo de emergência depois de fugirem de seu complexo de apartamentos num colchão inflado. Um barco da Guarda Costeira os resgatou. Ela disse à agência de notícias Associated Press que queria ter saído de casa antes que o furacão Harvey se aproximasse da Costa do Golfo do Texas, mas viu no noticiário para ficar em casa.

“E então, quando a coisa ficou ruim, eles disseram que é tarde demais para evacuar”, disse Mallard.

O prefeito de Houston, Sylvester Turner, que aconselhou os residentes a não abandonarem suas casas, defendeu sua posição alegando informações imprecisas sobre para onde o furacão Harvey estava se dirigindo e a logística “maluca” de evacuar uma cidade de 2,3 milhões de habitantes dentro de alguns dias.

Turner lembrou a morte de dezenas de pessoas em 2005, quando ficaram presas 20 horas num congestionamento ao tentar fugir do furacão Rita, que mudou de curso e não atingiu Houston. As pessoas morreram de insolação e em acidentes em meio ao caos.

O furacão Harvey alcançou a costa texana no Golfo do México, na altura de Rockport, na noite de sexta-feira. Desde então, o furacão depois rebaixado para tempestade tropical provocou chuvas torrenciais desde a cidade de Corpus Christi, no sudeste, até a metrópole de Houston, mais ao norte.

Nas redes sociais, usuários postaram fotos e vídeos das águas que invadiram Houston.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que planeja ir ao Texas na terça-feira. Segundo a Casa Branca, Trump decretou estado de emergência no Texas a pedido de Abbott. Desta forma, fundos federais podem ser liberados para a reparação dos danos causados pelo furacão Harvey.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas