São Paulo define ‘Plano Muricy’ para tentar evitar queda

Data:

Compartilhar:


O forte apelo de torcedores e conselheiros levou a diretoria do São Paulo a discutir a possibilidade de chamar Muricy Ramalho para auxiliar o time na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Na reunião do conselho de administração, na noite da última terça-feira, o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, tratou do tema com os demais dez membros e todos aprovaram a volta do ex-treinador, mas sem um cargo.

A ideia é que ele seja um consultor para auxiliar Dorival Júnior. Não haveria vínculo formal, embora tenha sido discutido a ideia de remunerá-lo e definir dias certos para que ele esteja presente no centro de treinamento tricolor. A ideia original previa chamá-o para ser coordenador técnico, cargo que seria criado agora e mantido para a próxima temporada. No entanto, a possibilidade de ele não aceitar pesou para que o plano fosse simplificado. 

Muricy tem contrato com a SporTV e o ex-treinador já disse publicamente que está animado inclusive com a possibilidade de trabalhar na cobertura da Copa do Mundo de 2018. Ele também admitiu que problemas de saúde o afastaram do dia a dia do futebol e que a família é contrária ao retorno.

O São Paulo ainda não oficializou o convite para ele, mas, segundo fontes relataram para a reportagem, houve um contato telefônico e ele mostrou-se disposto a ser um consultor. Ele não viria para auxiliar Dorival na parte técnica. O trabalho dele seria diretamente com os jogadores, ajudando a recuperar a confiança do grupo, na busca por um comprometimento maior e numa tentativa de reerguer a equipe nos 15 jogos que faltam do Brasileiro. 

Segundo apurou a reportagem, o pedido de um grupo de torcedores – que inclusive encaminharam ao presidente um abaixo-assinado com milhares de assinaturas – teve apelo e foi levado em consideração durante a reunião. 

Pesa a favor de Muricy ser uma figura emblemática no São Paulo. Ele começou na base, foi campeão como juniores e também com jogador profissional. Depois virou técnico e repetiu o sucesso. 

Muricy também auxiliou o clube em 2013, quando aceitou o convite para ser técnico e evitou o rebaixamento naquela temporada. É consenso entre os diretores que o treinador conhece bem o clube, conhece os funcionários no centro de treinamento e fala a “linguagem dos boleiros”.

A visão da diretoria é que não haverá problemas no departamento de futebol. Dorival Júnior não perderá o comando técnico do elenco e o diretor de futebol, Vinícius Pinotti, que tem sido muito criticado por conselheiros e torcedores, ganhará o apoio de Muricy tratar com os jogadores.

  • Portas abertas para ex-jogador/treinador

A ideia do São Paulo é “apagar” o incêndio atual, evitando a queda para a segunda divisão. Mas já está certo que a partir da próxima temporada haverá um coordenador técnico fixo para auxiliar o trabalho do departamento de futebol.

O plano é que o cargo pertença a um ex-jogador, de preferência um ídolo (como Raí, Cafu, Zetti, nomes que são exemplos), ou um técnico com bagagem. Não serão nomeados conselheiros, prática que era comum por determinação do antigo estatuto do clube. A ideia é evitar envolvimento político. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas