Tristeza pode realmente causar dor no coração e até paralisá-lo por um momento

Data:

Compartilhar:

Paulo Nobuo

Se ao viver um momento de grande tristeza, separação, decepção e luto você sentir dores físicas parecidas com as de um ataque cardíaco, pode estar sofrendo no momento de Cardiomiopatia de Takotsubo, também conhecida como a Síndrome do Coração Partido.

Dor no coração por tristeza é real

coraca partido perda© Fornecido por Batanga Media Difusão pela Internet LTDA coraca partido perda

A condição médica é a prova de que o coração dói de verdade quando estamos tristes e que a sensação não é apenas uma criação romântica e idealizada pela literatura e pelo cinema. E mais: além de reais e palpáveis, as dores no coração causadas pelo sofrimento podem até desencadear problemas sérios de saúde.

Os sintomas da Síndrome do Coração Partido são semelhantes aos de um infarto: dores fortes no peito, queda de pressão e, em casos mais intensos, até mesmo desmaios. Mas, ao contrário da doença cardíaca, nenhuma artéria se mostra obstruída nesta condição.

separacao amor coracao 0816 400x800© Fornecido por Batanga Media Difusão pela Internet LTDA separacao amor coracao 0816 400×800

A síndrome seria provocada, segundo médicos, pela liberação de altas doses de adrenalina que, em resposta ao estresse, reduzem os batimentos cardíacos e, consequentemente, paralisam momentaneamente os músculos do coração.

A condição consiste em uma espécie de mecanismo de defesa do organismo para controlar o estresse e, apesar de merecer atenção, raramente resulta em riscos de morte.

Saúde do coração

Vegetal repara danos que açúcar causa nas células e blinda o coração
Estudo: fazer hora extra no trabalho aumenta o risco de doenças no coração
Dor no peito: o que pode ser? Conheça 6 causas além do infarto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas