Policiais da DHPP participam de capacitação no Sistema GEIA

Data:

Compartilhar:

Assessoria | PJC-MT

Cerca de 70 policiais civis lotados na Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) concluíram capacitação no Conjunto de Sistemas GEIA, da Polícia Judiciária Civil. O treinamento foi ministrado para 6 turmas de policiais da DHPP, sendo três de investigadores, duas de escrivães e uma de delegados.

A atividade foi realizada no laboratório de informática da Academia da PJC (Acadepol) e foi ministrada pelo escrivão de polícia, Thiago Nascimento da Silva, da equipe da Fábrica de Software da Instituição. As instruções foram realizadas desde o mês de abril, cada turma em datas distintas, visando o não comprometimento do trabalho da delegacia. A última turma finalizou o curso na segunda-feira (02.10).

Os policiais receberam informações referentes aos Módulos Cartorium, Vinculum e Argus, existentes no GEIA, com o objetivo de atender a necessidade de implantação da ferramenta de Gestão Cartorária nas delegacias.

O módulo Cartorium foi desenvolvido para facilitar a administração dos expedientes dentro da delegacia, possibilitando o total controle, desde o flagrante, autuação e conclusão dos procedimentos policiais, além de permitir a geração de peças como oitiva, intimação, ordem de serviços, e enviar carta precatória via sistema para outras unidades.

O modo Vinculum, por sua vez, foi criado para o armazenamento de dados de alvos investigados em operações policiais, de forma a criar um banco de informações único e integrado da Polícia Civil. O Vinculum é uma importante ferramenta de auxílio nas investigações, por possibilitar o cruzamento de pessoas investigadas entre as unidades policiais, fortalecendo assim o trabalho no combate e elucidações de crimes.

O delegado titular da DHPP, André Renato Gonçalves, explica que a capacitação foi necessária uma vez que quase 95% dos policiais lotados na delegacia, ainda não tinham recebido esse treinamento. “Com exceção de alguns policiais que entraram recentemente e tiveram a matéria na academia, os mais antigos tinham poucos conhecimentos de como trabalhar com o GEIA”, disso o delegado.

Para o delegado, a capacitação auxiliará o trabalho dos policiais nas investigações devido as funcionalidades em pesquisas. “Através do conteúdo do GEIA, os policiais podem sair para campo com informações colidas dentro da própria delegacia. Além disso, a partir de agora toda a equipe está capacitada a fazer o cadastramento das pessoas que passam pela unidade, adicionando ao sistema a qualificação, fotografia e demais informações sobre o individuo”, destacou o delegado.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas