Como funciona e o que decide: tudo sobre a arbitragem eletrônica, que pode definir vida do Grêmio na Libertadores

Data:

Compartilhar:


Quando o Grêmio entrar em campo nesta quarta-feira, na partida de ida das semifinais da Copa Libertadores, contra o Barcelona de Guayaquil-EQU, será o primeiro clube brasileiro a testar a utilização do árbitro de vídeo. Uma novidade que pode definir sua vida no torneio que é prioridade na temporada. 

Antes de a bola rolar, às 21h45 (horário de Brasília), os jogadores da equipe gaúcha já foram instruídos sobre o assunto e, segundo o executivo tricolor André Zanotta, receberam as novidades com bons olhos.

Abaixo, veja tudo que você precisa saber para entender o árbitro de vídeo na Libertadores:

  • As siglas

VAR – Video Assistant Referee: é um árbitro ainda em atividade ou ex-árbitro que é designado para ajudar o árbitro em campo a corrigir um erro claro. É o único que se comunicará com o dono do apito.

AVAR – Assistant Video Assistant Referee: também um (ou mais de um) árbitro em atividade ou ex-árbitro que auxiliará o VAR especialmente nos momentos em que esse estiver assistindo a um replay .

RO – Replay operator: pessoa com conhecimento técnico que auxilia o VAR na execução dos replays.

VOR – Video Operation Room: é a área fechada onde ficarão o VAR, AVAR e RO, observando o jogo e com acesso independente e controle à produção de imagens de vídeo. Pode estar dentro ou próxima do estádio ou em um local remoto.

RRA – Referee Review Area: local em campo onde o árbitro principal pode ver o replay da jogada caso julgue necessário, auxiliado pelo VAR

RA – Review Assistant: auxilia o árbitro na RRA. Não precisar ser, necessariamente, um árbitro ou ex-árbitro, mas deve ser neutro em relação às equipes em campo.

  • Os lances

Serão quatro tipos de lances que a tecnologia poderá auxiliar o árbitro principal: gols, pênaltis, cartões vermelhos e erros de identidade. Ao contrário do que acontece em esportes como vôlei ou tênis, não há desafio – inclusive, atletas devem receber cartão amarelo caso pressionem o juiz em função do vídeo. 

– Gols: o VAR deve ajudar o árbitro a ver se aconteceu qualquer infração que impeça a validação do gol – falta, impedimento (somente em lance de gol), bola que saiu, etc. Revisão deve acontecer assim que a bola cruzar a linha, já com o jogo interrompido, para que não haja prejuízo de tempo.

– Pênaltis: vídeo deve evitar decisões erradas relativas à marcação, ou não, de um pênalti, tanto em relação à falta em si ou do local que ocorreu, por exemplo.

– Cartões vermelhos: assistentes devem evitar que uma equipe atue com um jogador a menos por uma decisão equivocada ou seja beneficiada em uma infração não observada. Revisão não se aplica a expulsões por segundo amarelo, já que os primeiros também teriam que ser revisados.

– Erro de identidade: VAR tem prerrogativa de avisar o árbitro caso ele advirta um jogador por uma ação cometida por outro.

  • Passo a passo

1 – Acontece o lance: o árbitro informa os assistentes de vídeo ou os assistentes de vídeo recomendam ao árbitro que revise uma decisão.

2 – Revisão e recomendação do VAR: os assistentes de vídeo examinam as imagens gravadas e informam o árbitro do que estão vendo na tela mediante um sistema de áudio.

3 – Decisão do árbitro: o árbitro toma a decisão ou atua de acordo após ver o vídeo na lateral do campo na RRA ou baseando-se na informação passada pelos assistentes de vídeo.

  • Dúvidas

– Haverá jogo sem o árbitro de vídeo?
Sim, as partidas não serão suspensas ou adiadas por funcionamento incorreto da tecnologia

– Quanto tempo os árbitros têm para decidir com o vídeo?
O tempo que for necessário. O VAR informará o árbitro em campo os minutos utilizados para cada revisão de jogadas, que deverão ser correspondentemente acrescidos na partida em si.

– A quantas câmeras terão acesso os árbitros assistentes?
Poderão observar e analisar imagens de onze câmeras da geradora de televisão, entre elas a de super slow motion. A ideia é que, com os replays em câmera lenta, se veja o contato e, com a câmera normal, a intensidade da falta. 

  • Ficha técnica

BARCELONA-EQU X GRÊMIO

Local: Estádio Monumental de Guayaquil, em Guayaquil (EQU)
Data: 25 de outubro de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Assistentes: Hernan Maidana (ARG) e Juan Pablo Belatti (ARG)

BARCELONA-EQU: Banguera; Velasco, Aimar, Arreaga, Pineida; Minda, Oyola, Esterilla, Vera, Diaz e Ariel. Técnico: Guillermo Almada

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Arthur, Michel, Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios. Técnico: Renato Gaúcho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas