Garcia e Sachetti deixam PSB antes de serem expulsos

Data:

Compartilhar:

Celly Silva/GD


Os deputados federais Adilton Sachetti e Fábio Garcia se desfiliaram do Partido Socialista Brasileiro (PSB) nesta terça-feira (24), três dias antes da reunião em que estava prevista a expulsão deles e de outros parlamentares, que eram alvos do Conselho de Ética da legenda, após terem contrariado a orientação da executiva nacional e votado a favor da reforma trabalhista, em abril deste ano.

João Vieira

Fábio Garcia

Depois disso, uma crise se instalou no partido dentro de Mato Grosso e Garcia chegou a ser destituído da presidência estadual, sendo substituído pelo deputado federal Valtenir Pereira, que também votou a favor da reforma trabalhista, o que foi apontado por Garcia como“incoerência” da executiva nacional.

Depois disso, os destituídos passaram a se articular para voltar ao comando da sigla, mas, ao mesmo, já conversavam com outros partidos. As conversas de Sachetti e Garcia estão adiantadas com o Democratas (DEM), cujo convite partiu do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia.

Leia também – Fábio Garcia já articula novo programa do DEM

Conforme divulgou o Gazeta Digital, a expulsão dos deputados iria ocorrer no último dia 16, mas uma liminar na Justiça barrou a votação, que já contava com parecer favorável á expulsão por parte do Conselho de Ética. No entanto, os parlamentares entraram em um consenso com a direção nacional e decidiram sair por livre e espontânea vontade, contando também com a anuência da Executiva, em um acordo que os livra de serem processados por infidelidade partidária e correrem o risco de perder seus mandatos.

Ainda na noite de terça-feira (24), Fábio Garcia emitiu um comunicado em suas redes sociais, informando a saída do PSB. Em tom cordial, ele agradeceu aos correlionários e destacou o trabalho realizado em Mato Grosso, que levou ao crescimento nos quadros da legenda.

Adilton Sachetti seguiu o mesmo tom de discurso, mas enfatizou que seu ciclo no partido estava encerrado porque o partido estava com algumas “visões que já estavam enterradas mundo afora” e que o retorno dessas ideias causaram a celeuma na sigla. 

Otmar de Oliveira

Adilton Sachetti

 

Confira a nota de Fábio Garcia na íntegra:

Prezados amigos e companheiros,

Quero informar a todos vocês que recebi do PSB a anuência para deixar o partido por justa causa. Assim sendo, a partir de hoje não faço mais parte dos quadros do PSB. Quero neste momento agradecer a todos companheiros, filiados do PSB, amigos que junto conosco fizeram do PSB um dos mais fortes partidos de Mato Grosso.

Ao longo de nosso mandato como presidente do partido crescemos e qualificamos nossos quadros. Saímos de 1 prefeito para 16 prefeitos, conquistamos 9 vice prefeituras, saltamos de 1 para 5 o número de deputados estaduais e passamos de 79 para 142 vereadores no estado de Mato Grosso.

Tenho muito orgulho de ter ajudado a construir um grupo político tão forte e de ter caminhado ao lado de pessoas tão honradas, leais e companheiras.

Ainda não defini o meu próximo partido e irei fazê-lo como sempre fizemos, dialogando e buscando a melhor alternativa para nosso grupo político e para Mato Grosso.

Mas quero, mais uma vez, agradecer a todos por esta vitoriosa caminhada e estou certo que estaremos juntos para construir um Mato Grosso e um Brasil melhor a todos!

Dep Fabio Garcia

Confira a nota de Adilton Sachetti na íntegra:

Bom dia, amigos,
Deixei o PSB! Foi uma decisão conciliatória por justa causa, ou seja, com anuência do partido. Entendo que o meu ciclo dentro da sigla se encerrou. Construí várias amizades, aprendi ainda mais sobre política. Lamento que o partido tenha trazido algumas visões que já estavam enterradas mundo afora, e as ressuscitou para ser motivo de toda essa celeuma. Mas o tempo é o senhor da razão, portanto, cabeça erguida.

Vou buscar novos horizontes na vida política. Companheiros que acreditam em nós, temos um desafio: superar essa dificuldade e me filiar a um novo partido no nosso estado. Vamos continuar caminhando juntos para um Mato Grosso melhor e um Brasil melhor!

Deixo aqui o meu muito obrigado pela confiança de todos, e seguimos juntos na nossa maneira de fazer política!

Um forte abraço!
Dep. Federal Adilton Sachetti 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas