Conselho Nacional abre investigação contra 3 promotores de MT

Data:

Compartilhar:

Karine Miranda/GD


 O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) acatou o pedido da corregedoria e determinou a instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra os promotores Lindinalva Rodrigues, Gerson Natalício Barbosa e Vinicius Gahyva Martins. A decisão é desta terça-feira (24), por unanimidade.

Lindinalva Rodrigues e Gerson Natalício Barbosa são suspeitos de terem usado o cargo para fins pessoais, enquanto Vinicius Gahyva Martins é acusado de ter agredido sua ex-esposa, a advogada Samantha Gahyva Martins.


Reprodução

CNMP abre investigação contra três promotores de Mato Grosso

A investigação contra Lindinalva e Gerson teve inicio de 2013 quando a promotora teve sua casa, localizada no Terra Selvagem Condomínio e Golfe Clube, assaltada.

Conforme portaria que pediu a instauração da PAD, a promotora teria se reunido com o promotor Gerson Barbosa com o propósito exclusivo de negociar junto à empresa um acordo indenizatório decorrente do roubo.

Valendo-se do cargo de promotor da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística, Gerson teria afirmado que poderia tomar medidas referentes às supostas graves irregularidades ambientais e urbanísticas do empreendimento, para inviabilizar a continuidade da obra do condomínio.

O objetivo seria fragilizar a posição negocial dos empreendedores e incitá-los a aderir a umas das propostas ofertadas por Lindinalva relativas à indenização pelo prejuízo decorrente do roubo.

Ele, inclusive, “retardou a instauração de inquérito civil para apuração das supostas irregularidades por mais um ano para satisfazer seu interesse pessoal de permitir que a Promotora de Justiça Lindinalva, no referido período, tentasse entabular acordo indenizatório/reparatório com os mencionados empreendedores”, diz trecho da portaria.

As denúncias contra o Terra Selvagem culminaram em uma ação civil pública, em junho deste ano, proposta pela promotora Ana Luiza Peterlini, que apontou “irregularidades gravíssimas” no condomínio e requereu a aplicação de indenização no valor de R$ 29,7 milhões ao empreendimento, por danos ambientais.

Já em 2014, a promotora Lindinalva, por intermédio de advogado, notificou extrajudicialmente os responsáveis pelo empreendimento para garantir que eles promovessem a segurança dela “em razão do importante cargo público que ocupa”.

“O objetivo primordial da Notificante ao adquirir uma unidade autônoma no Condomínio Notificado era garantir maior segurança, tranquilidade, conforto, pessoal e familiar, principalmente em razão do importante cargo público que ocupa”, diz trecho.

Além disso, Lindinalva teria enviado email à mãe do responsável pelo empreendimento para tentar pressionar os empreendedores a indenizá-la, “ao ressaltar que a sua condição de pessoa muito conhecida – exatamente em decorrência do exercício do trabalho ministerial – atrairia holofotes para a demanda judicial a ser ajuizada, o que poderia prejudicar a credibilidade do empreendimento e, ao fim e ao cabo, inviabilizá-lo”.

Após tentativas frustradas de negociação entre Lindinalva e os empreendedores, o promotor Gerson instaurou inquérito civil após 23 dias de Lindinalva mandar o email. No entanto, apesar do conhecimento da ocorrência de supostas irregularidades também em relação a outros seis empreendimentos, restringiu-se a instaurar inquérito civil tão somente para apurar as irregularidades do empreendimento Terra Selvagem Condomínio Golfe Clube.

Agressão – Já o promotor Vinícius Gahyva foi denunciado pela ex-mulher, a advogada Samantha Gahyva, por injúria, ameaça e lesão corporal em 2016. O promotor teria ido até sua residência e a xingado de vários nomes de baixo calão, classificado ela de “irresponsável” e ainda afirmado que ela “precisava de tratamento e ser internada”.

Durante as agressões verbais, Gahyva ainda teria empurrado a ex-mulher. Ainda segundo o relato da advogada, os dois estão separados há cerca de um ano e, em outras ocasiões, ela já teria sido ameaçada de morte pelo promotor. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...

Secretária de assistência Social entrega cadeira de rodas adquiridas através do Deputado Nininho em Nova Santa Helena.

A primeira dama e secretária de assistência Social Andreza Tanholi, entregou juntamente com o prefeito Paulinho Bortolini, 5...