Alunos tomam chuva em salas improvisadas há mais de 1 ano

Data:

Compartilhar:

Keka Werneck/GD


Internauta

Diretora já liberou as turmas pelo menos 2 vezes. Olha a situação desta sala

Atualizada às 16h56 – Mais de 700 alunos com idades entre 6 e 14 anos, da Escola Estadual 31 de Março, em Canarana (823 Km a Leste de Cuiabá), estão tomando chuva em salas de aula improvisadas já há 1 ano.

Fotos comprovam que a situação está complicada.

Diretora da unidade, Valéria Mendes Moreira diz que, em dias de chuva, não tem outra saída a não ser liberar os alunos e que já fez isso pelo menos 2 vezes.

“Vou fazer o que?” – questiona em entrevista ao Gazeta Digital.

Internauta

Jeito é se proteger com um pedaço do tapume

Isso está acontecendo porque o prédio próprio da unidade vinha apresentando rachaduras nas paredes desde 2015. O telhado também vergou, preocupando a direção, professores, funcionários e principalmente os pais de alunos.

De acordo com a diretora, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi informada do problema há 2 anos e um representante da secretaria chegou a ir à cidade para verificar problemas educacionais, incluindo este, porém está envolvido na Operação Rêmora, e não vou voltou mais nem deu satisfações.

A Remôra é uma investigação do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e que descobriu esquema de corrupção dentro da Seduc, desviando dinheiro de obras de escolas e favorecendo empreiteiros. A operação forçou a exoneração do então secretário da pasta, Permínio Pinto, que chegou a ser preso e agora responde em liberdade.

Empresários e servidores também estão respondendo por corrupção na Seduc.


Interdição

Como a Seduc não resolveu a situação perigosa de imediato, a diretora diz que a comunidade escolar pediu ajuda ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), que emitiu laudo desfavorável, confirmando o risco.

“O laudo nos assustou, mas o problema é visível”, comenta a diretora Valéria. Em dezembro do ano passado, após várias reuniões na escola, pais de alunos se revoltaram e, em protesto, fecharam a unidade. Por conta própria, também arranjaram outro lugar para os filhos estudarem.

Mãe de uma aluna de 11 anos reclama que é abursdo deixar alunos tomar chuva e não tem como aprender direito assim. Ela, que está acompanhando esta situação desde o ano passado e preferiu não dar o nome para não se expor, explica que, indo à escola levar a filha para a aula e ao participar de reuniões foi percebendo que as paredes estavam rachando e o telhado ameaçando cair em cima das cabeças.

“Podia acontecer uma tragédia, dessas que a gente vê nos noticiários”, comenta. Sendo assim, tirar as crianças de lá seria medida de segurança. As salas improvisadas atendem crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano. Ficam no parque de exposições.

São cobertas por telha de zinco e fechadas por paredes de tapumes. Além de quente, a estrutura não barra chuva. Aparelhos de ar condicionado também não funcionam bem nestas salas porque elas não são devidamente vedadas.

O prédio original da Escola Estadual 31 de Março é antigo e central, foi construído 1972. Esta é a primeira escola da cidade, fundada oficialmente em 1975 e que hoje tem 18 mil habitantes.

A obra de recuperação do prédio antigo está em andamento, mas conforme apurou o Gazeta Digital, muito devagar.

Outro lado

O atual secretário de Educação, Marco Marrafon, chegou a anunciar na cidade que a escola seria reconstruída em breve. “Percebemos que se trata de uma escola histórica e que não têm mais condições de receber reparos ou reformas, mas sim uma nova estrutura para assegurar educação de qualidade a cada um desses 700 alunos que aqui estudam”, disse Marrafon, na terceira edição da Caravana da Transformação, realizada no município pelo Governo do Estado, isso em novembro do ano passado.

Gazeta Digital procurou a Seduc para saber sobre a situação dos alunos, que continuam em salas improvisadas e nesta época do ano tomando chuva, e a Secretaria ficou de emitir nota sobre o assunto.

Confira a íntegra da nota.

“Sobre a situação da Escola 31 de Março, localizada no município de Canarana (823 km a leste de Cuiabá), a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) informa que:

1 – O município será contemplado com Centro Integrado Escola-Comunidade (Ciec), considerado um projeto que promove a mudança na base social por meio da educação e da segurança comunitária. O projeto de licitação está em andamento e a licitação será publicada em um prazo máximo de 60 dias;

2 – A Seduc também homologou a licitação para o uso de salas modulares climatizadas para melhor abrigar os alunos durante o período de execução da obra;

3 – A Secretaria já solicitou à Prefeitura Municipal a indicação de um terreno para realizar a instalação das salas móveis climatizadas. A expectativa é que as salas estejam completamente instaladas para o início do ano-letivo de 2018;

4 – A comunidade da Escola 31 de Março optou pela transferência das atividades para o Parque de Exposições da cidade enquanto as salas móveis não fossem instaladas, a prefeitura ficou responsável de realizar as adequações necessárias para o funcionamento da unidade;

5 – A Seduc ressalta que na próxima semana enviará uma equipe técnica com engenheiros para realizar uma vistoria na unidade e indicar possíveis soluções para o local.

Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc)”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas