Rocha Loures vira réu por mala de R$ 500 mil da JBS

Data:

Compartilhar:


O ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) virou réu nesta segunda-feira pela acusação de corrupção passiva ao aceitar propinas do grupo J&F para interferir em decisões do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Rocha Loures é ex-assessor especial do presidente Michel Temer (PMDB) e ficou conhecido após ser flagrado em ação controlada da Polícia Federal saindo de um restaurante com uma mala com 500.000 reais, recebidos de um executivo do grupo.

A denúncia, aceita pelo juiz federal Jaime Travassos Sarinho, da 10ª Vara Federal de Brasília, incluía originalmente Temer. A Câmara dos Deputados, no entanto, recusou em agosto para que o presidente fosse processado, o que fez com que o processo fosse desmembrado e a citação a Loures, que não tem foro privilegiado, fosse enviada para a primeira instância.

Segundo a acusação, com base na delação premiada do empresário Joesley Batista, Loures, sob as ordens do presidente, interferiu em decisões do Cade para beneficiar a empresa de gás do grupo J&F, que enfrentava um processo contra a Petrobras no Conselho. Em áudio de conversa entre Joesley e Temer, o presidente teria indicado o ex-deputado para ser seu interlocutor com o empresário, o que justificou a interpretação pela PGR de que ele faria, sim, parte do esquema.

Em troca dos benefícios obtidos com a eventual decisão do Cade, a J&F pagaria a Michel Temer e Rocha Loures esse valor de 500.000 reais como uma espécie de propina semanal. Ambos negam as acusações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas