Sorteio da Libertadores 2018 acontece nesta quarta-feira

Data:

Compartilhar:


O sorteio dos grupos da Copa Libertadores 2018 acontece nesta quarta-feira (20), no centro de convenções da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

Antes mesmo de o evento acontecer, já é possível fazer o que o torcedor mais gosta: simular os possíveis adversários de suas equipes. A reportagem traz algumas projeções do que pode acontecer no torneio de 2018.

Os times estão separados em quatro potes de acordo com o ranking da Conmebol, definido através dos seguintes critérios: o desempenho do time na Libertadores nos últimos dez anos, um coeficiente histórico baseado em todas as participações do time na competição sul-americana e a performance da equipe nas últimas dez edições dos campeonatos locais.

Baseado nisso, já é possível definir quem deve ficar em cada pote. Palmeiras e Flamengo, presentes nos potes 2 e 3, são os favoritos a encontrarem pela frente um ‘grupo da morte’.

Vale lembrar que, de acordo com o regulamento da competição sul-americana, dois clubes do mesmo país não podem cair no mesmo grupo -a não ser que um time venha da pré-Libertadores.

Por essa razão, Palmeiras e Flamengo não pegam Grêmio, Santos, Corinthians e Cruzeiro, todos estes cabeças de chave, mas obrigatoriamente terão como adversário ao menos uma dessas equipes, todas elas do pote 1: Boca Juniors, River Plate, Atlético Nacional (COL) ou Peñarol (URU).

Tomando o Palmeiras como exemplo, o clube alviverde ainda pode ter pela frente o Colo-Colo, que está no pote 3, e o Junior Barranquilla (COL), semifinalista da Sul-Americana deste ano e que disputa a pré-Libertadores. Um possível grupo, portanto, seria Palmeiras, Boca Juniors, Colo-Colo e Junior Barranquilla.

Já o Flamengo ainda pode encontrar, por exemplo, vindo do pote 2, seu algoz na final da Sul-Americana, o Independiente (ARG), ou ainda outro perigoso time argentino, o Estudiantes. Para completar, os flamenguistas correm o risco de ter o Vasco como adversário no grupo, vindo do pote 4 – quatro clubes ainda estão indefinidos, já que eles virão das fases eliminatórias.

Portanto, um grupo possível é River Plate, Libertad (semifinalista da Sul-Americana), Flamengo e Vasco. Outra possibilidade para o time rubro-negro é uma chave com Atlético Nacional, Independiente e Vasco como rivais.

Cabeças-de-chave, Corinthians, Santos, Cruzeiro e Grêmio irão escapar de River e Boca, mas, assim como o Flamengo, podem ter de encarar outros dois argentinos complicados: Independiente e Estudiantes.

Do pote 3, podem vir o Racing (desde que não saia um clube argentino no pote 2) ou chilenos como Colo-Colo e Universidad do Chile. No pote 4, um possível confronto com vascaínos, Chapecoense, ou os colombianos Independiente de Santa Fe e Junior Barranquilla também são possíveis.

Vale lembrar que resta apenas um time a ser definido para conhecermos todos os participantes da Libertadores 2018 (incluindo a fase preliminar): Unión Española e Universidad Concepción decidem quem vai ficar com a última vaga destinada ao Chile.

O jogo decisivo, de volta, acontece nesta quarta-feira (20), sendo que a Universidad Concepción venceu o primeiro confronto pelo placar de 1 a 0. Com informações da Folhapress.

A DIVISÃO DOS POTES NO SORTEIO DA LIBERTADORES

POTE 1

River Plate (ARG)
Boca Juniors (ARG)
Grêmio
Atlético Nacional (COL)
Peñarol (URU)
Santos
Corinthians
Cruzeiro

POTE 2
Emelec (EQU)
Estudiantes (ARG)
Cerro Porteño (PAR)
Palmeiras
Bolívar (BOL)
Libertad (PAR)
Universidad de Chile 
Independiente (ARG)

POTE 3
The Strongest (BOL)
Colo Colo (CHI)
Racing (ARG)
Flamengo
Defensor (URU)
Alianza Lima (PER)
Millionarios (COL)
Real Garcilaso (PER)

POTE 4
Atlético Tucumán (ARG)
Deportivo Lara (VEN)
Delfín (EQU)
Monagas (VEN)
Time da fase preliminar
Time da fase preliminar
Time da fase preliminar
Time da fase preliminar

2ª FASE PRELIMINAR

POTE 1 
Nacional (URU) 
Guaraní (PAR)
Independiente del Valle (EQU) 
Vasco (BRA) 
Junior Barranquilla (COL) 
Santa Fe (COL)
Jorge Wilstermann (BOL)
Melgar

POTE 2
U. Concepción (CHI)/U. Española (CHI)
Chapecoense (BRA)
Banfield (ARG)
Carabobo (VEN)
Santiago Wanderers (CHI)
Time da fase 1
Time da fase 1
Time da fase 1

1ª FASE PRELIMINAR

Pote 1
Olimpia (PAR) 
Universitario (PER) 
Deportivo Táchira (VEN) 

Pote 2
Montevideo Wanderers (URU) 
Oriente Petrolero (BOL) 
Macará (EQU)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...