Você conhece a regra do “uma vez por semana” para relacionamentos novos?

Data:

Compartilhar:



Logo quando você inicia um novo relacionamento, sente, além da alegria de ter alguém interessante ao lado, uma espécie de insegurança em relação aos desafios comuns que estão por vir. O medo é natural e faz parte do processo, mas existe uma “regrinha” simples que pode ajudar a minimizar a ansiedade e aumentar as chances do namoro dar certo.

Como fazer um novo relacionamento dar certo?

Em um artigo para o site Psychology Today, o psicólogo Seth Meyers apresenta a regra do “uma vez por semana”, que consiste basicamente na preservação da nova relação combatendo a tendência de apressar as coisas levado pela empolgação do momento.

amor sexo beijo namoro casal 217 400x800© g-stockstudio/iStock amor sexo beijo namoro casal 217 400×800

De acordo com o profissional, grande parte dos casais apaixonados quer marcar encontros praticamente diários para ver a pessoa amada com a maior frequência possível, especialmente nas primeiras semanas. A vontade, apesar de compreensível, pode não ser compatível com as realidades do dia a dia e causar alguns problemas a ambos, podendo levar até mesmo ao término.

O profissional explica que a melhor maneira de proteger um novo relacionamento é ter cuidado e não encontrar com o parceiro com muita frequência. Ele ressalta que há exceções para todas as regras, mas que a fórmula da cautela costuma ser a mais eficiente para a maioria dos casais, baseado em sua experiência clínica.

Não existe uma maneira definitivamente “correta” de iniciar um relacionamento amoroso, mas apostar no cuidado é uma abordagem que normalmente produz melhores resultados, afirma o psicólogo.

casal paixao namoro 017 400x800© GeorgeRudy / iStock casal paixao namoro 017 400×800

A principal razão pela qual os casais não devem passar muito tempo juntos logo de cara, segundo o especialista, é porque os encontros constantes aumentam as chances de contato sexual que, apesar de não resultar em nenhum prejuízo imediato, pode comprometer julgamentos mais racionais que são importantes para o futuro da relação.

Além disso, a frequência excessiva pode fazer com a pessoa force uma intimidade emocional com alguém que ainda não conhece completamente. Se você encontra um parceiro com quem passa várias noites juntos na primeira semana, pode começar a sentir uma sensação de proximidade muito intensa, que raramente condiz com a realidade.

amor namorados paixao 017 400x800© Cecilie_Arcurs / iStock amor namorados paixao 017 400×800

O problema com esta dinâmica é que a ilusão de intimidade e dependência pode passar a fazer parte da sua vida, aumentando as chances de decepções e frustrações que normalmente não ocorrem quando você já conhece bem o outro.

O conselho do psicólogo é ter cautela e deixar as coisas fluírem de forma orgânica e natural. Como “medida de segurança” ele indica apenas um encontro por semana durante o primeiro mês e depois aumentar a frequência a partir dos 30 dias. E mais: os envolvidos não devem se sentir apressados ​​enquanto iniciam um novo relacionamento. Quanto menor a ansiedade, maiores são as chances de um relacionamento duradouro, diz.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas