Natal termina sem homicídios e com redução de roubos na baixada cuiabana

Data:

Compartilhar:

Nara Assis | Sesp-MT 


O feriado de Natal deste ano foi fechado sem registro de homicídio na Baixada Cuiabana e apresentou reduções significativas nos números de roubos e furtos. Em 2016, haviam sido registrados três homicídios nas Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) 1 e 2, número que foi reduzido a zero em 2017. Os dados, da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEAC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), são referentes ao período de 23 a 25 de dezembro.

A RISP 1 compreende os municípios de Cuiabá, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Nova Brasilândia e Planalto da Serra. A RISP 2 é composta pelas cidades de Várzea Grande, Rosário Oeste, Nobres, Jangada, Poconé e Nossa Senhora do Livramento.

O levantamento também aponta redução de 72% tanto no número de roubos quanto de furtos em Cuiabá. Já em Várzea Grande, a queda nestas ocorrências foi de 76%. Foram registrados 46 roubos em 2016 na Capital, entre 23 e 25 de dezembro, e apenas 13 no mesmo período deste ano. Já na cidade vizinha, foram 38 ocorrências no ano passado e somente nove em 2017.

Já os registros de furto caíram de 176, em Cuiabá, no passado, para 49 neste ano. Em Várzea Grande, os furtos reduziram de 62 para 15. As ações preventivas no mês de Natal foram intensificadas, por meio da operação Final de Ano Seguro, lançada em 1º de dezembro, e continuarão até o dia 02 de janeiro, em todo o estado.

Todas as 15 RISP’s de Mato Grosso apresentaram redução de roubos e furtos neste período de 23 a 25 de dezembro. No total, foram 70% a menos de casos de roubos em 2017, quando houve 53 registros, em relação a 2016, que registrou 177. Já os furtos reduziram 67% este ano, com 208 casos, se comparado ao ano passado, que apresentou 626 registros.

Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, os resultados positivos já são reflexos do reforço no policiamento neste período. “Estamos tendo um final de ano tranquilo, graças ao empenho e comprometimento das forças de segurança que, de forma integrada, combatem a criminalidade em todas as regiões”, avalia.

Centro Integrado

Em Cuiabá e Várzea Grande, o reforço também contou com a unidade móvel do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que monitora as câmeras espalhadas em diversos pontos das cidades, e é responsável por coordenar o atendimento e despacho de ocorrências de emergência. Além dos comandos regionais e especializados da Polícia Militar (PM-MT), a operação Final de Ano tem a participação das unidades vinculadas à Polícia Judiciária Civil (PJC), do Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas