RN tem roubos, arrastões e saques após dez dias sem policiais nas ruas

Data:

Compartilhar:



No dia em que os policiais militares completaram dez dias aquartelados, sem sair às ruas, o Rio Grande do Norte viveu uma onda de arrastões, roubos e saques nas suas principais cidades.

Em Natal, uma loja de departamentos foi alvo de bandidos que, em arrastão, quebraram vitrines e roubaram telefones celulares que estavam expostos para venda.

Uma delegacia da capital também foi alvo de criminosos. Durante a madrugada, bicicletas e peças de motos que estavam no pátio da delegacia foram roubadas.

As motocicletas, que haviam sido apreendidas e estavam sob a guarda da polícia, tiveram seus pneus levados pelos criminosos.

Em Mossoró, segunda maior cidade do Estado, bandidos arrombaram e saquearam lojas no centro da cidade. Um carro foi utilizado para forçar o portão de metal de uma loja de roupas multimarcas, enquanto os assaltantes entraram e roubaram parte da mercadoria.

Em uma outra loja, que vende roupas masculinas, a porta de vidro foi arrombada pelos bandidos, que levaram várias peças de roupas.

“Ainda estamos contabilizando os prejuízos. Levaram muita coisa”, disse à Folha a gerente da loja, Marta Dias.

Também houve tentativas de arrombamento de uma loja de telefones celulares e uma concessionária de veículos.

Em Nísia Floresta, cidade da região metropolitana de Natal, o prefeito Daniel Marinho (PSDB) teve seu carro roubado por assaltantes quando chegava a um evento.

Segundo a Secretaria de Defesa Social, foram registrados 450 roubos do Estado desde o início da greve, incluindo saques e arrombamentos.

SEM POLÍCIA

Os roubos aconteceram um dia após policiais aprovarem em assembleia a manutenção da paralisação. Cerca de 8.000 policiais e 500 bombeiros militares estão sem trabalhar.

Um grupo de servidores iniciou um protesto no início da tarde desta quinta-feira (28) em frente à governadoria. Com auxílio de um carro de som, os servidores gritavam “eu não sou escravo, pague o meu salário”.

Para retomar o patrulhamento das ruas, os policiais exigem que o governo reequipe os quartéis com carros e equipamentos de proteção individual como armas, munições e coletes à prova de bala.

A paralisação foi iniciada após o governo atrasar os salários de novembro e não pagar o décimo terceiro salário dos policiais e de demais servidores estaduais.

Até terça-feira (26), o governo do Estado pagou o mês de novembro apenas para os policiais com rendimentos de até R$ 3.000, deixando 33% da tropa sem salário.

O governo potiguar negocia com o governo federal um aporte de R$ 600 milhões para pagar os salários dos servidores. A operação financeira, contudo, foi vetada pelo Ministério da Fazenda por recomendação do TCU (Tribunal de Contas de União).

O patrulhamento das ruas das maiores cidades do Estado está sendo feito por 190 agentes da Força Nacional.

Nesta quinta-feira, o Ministério da Justiça anunciou a ida de mais 30 agentes da Força Nacional para o RN.

Nesta semana, mesmo com a presença da Força Nacional, a sensação era de insegurança entre moradores e turistas que visitam a cidade.

A reportagem percorreu toda a avenida na orla de Ponta Negra, a praia mais movimentada de Natal, e não havia nenhum policial trabalhando. As vagas de estacionamento de carros da polícia estavam todas vazias.

O setor de turismo, uma dos motores econômicos do Estado, teme reflexos na ocupação hoteleira no verão. Com informações da Folhapress. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas