Pai acusado de matar a filha irá a júri popular na terça (30)

Data:

Compartilhar:


Na próxima terça (30), começa o julgamento de um dos episódios mais assombrosos da cidade, o “Caso Sophia”. O autônomo Ricardo Najjar, de 25 anos, irá para o banco dos réus acusado de ter assassinado sua filha, Sophia Najjar, de 4 anos, em dezembro de 2015. Ele é incriminado pelo 4º promotor do 1º Tribunal do Júri da Capital, José Mario Barbuto, por ter matado a garota por asfixia, além de ter alterado o cenário do crime para confundir as investigações.

Najjar alega inocência. A defesa de seu grupo de advogados, comandado por Antonio Ruiz Filho, afirma que a criança provocou sua própria asfixia, ao colocar na cabeça um saco plástico. Ele aguarda o julgamento na penitenciária Dr José Augusto César Salgado, em Tremembé II, a 160 quilômetros da capital. Ali estão detentos envolvidos em casos de grande repercussão nacional. Um dos colegas de Najjar, por exemplo, é Alexandre Nardoni, sentenciado a trinta anos pelo assassinato de sua filha Isabella, de 5 anos, em 2008.

O autônomo passará por um júri popular composto por quinze pessoas, que serão escolhidas no próprio dia 30. O processo começa às 13h na sala 2162 do plenário 7, no Fórum Criminal da Barra Funda, conduzido pela juíza Renata Mahalem da Silva Teles. Deverão ser quatro dias de julgamento e a sentença poderá sair até a sexta (2). Procurada pela reportagem, a equipe da defesa não retornou o contato.

caso sophia 2: A mãe, a estudante de Direito Lígia Cancio, com a filha dias antes da tragédia© Veja SP A mãe, a estudante de Direito Lígia Cancio, com a filha dias antes da tragédia

A mãe da menina, a estudante de Direito Lígia Cancio, de 25 anos, e sua família estão ansiosos. “Além de ter tirado a vida do maior amor da minha vida, Ricardo desestabilizou completamente a vida dos meus pais, das minhas irmãs, sobrinhos e de todos que nos cercam”, diz Ligia. “Minha expectativa é que Ricardo seja condenado. Não por vingança, porque sei que a prisão dele não vai mudar minha vida, não vai aliviar minha dor, nem da minha família. Mas um crime assim, tão cruel, e ainda contra uma criança, não pode ser esquecido e jamais ficar impune”, completa.

O “Caso Sophia” ocorreu na noite de 2 de dezembro de 2015, em um apartamento de classe média no Jabaquara, onde Najjar morava. Na época, ele havia trancado o curso de administração de empresas no Mackenzie e trabalhava como autônomo na própria empresa, que desenvolvia sites.

Lígia e Najjar tiveram Sophia com 19 anos, e a gravidez ocorreu após três meses de namoro. Na época, os avós maternos da garota hospedaram o casal em um quarto em um apartamento de classe média alta na Vila Mariana. O relacionamento terminou quatro meses após o nascimento da menina. Segundo depoimentos de testemunhas, Najjar tinha um temperamento explosivo e, em uma discussão, chegou a jogar um celular contra a parede. Depois da separação, ele costumava visitar a filha aos finais de semana e registrava boa parte desses encontros em fotos nas redes sociais.

caso sophia 3: O réu publicava seus encontros com a filha nas redes sociais© Veja SP O réu publicava seus encontros com a filha nas redes sociais

No dia do crime, Najjar decidiu buscar Sophia na escola. Ele ficaria um pouco com a menina e então deixaria na casa dos avós maternos, onde vivia sua “ex”. Depois, terminaria a noite com a então namorada.

Por volta das 19h20, Sophia morreu. Segundo conclusão do Ministério Público, o autônomo agrediu a garota, batendo em sua cabeça, causando danos bem graves, como hematoma cerebral e rotura da membrana timpânica. Ainda segundo os autos, ele teria então decidido matar a filha: tampou a boca e o nariz impedindo a passagem de ar, até a menina sufocar.

Depois, de acordo com os promotores, limpou o sangue, pegou uma sacola plástica e colocou na cabeça de Sophia, para simular que ela sozinha e por acidente se asfixiou. Então, ligou para a namorada avisando a tragédia e para o Samu. Eles tentaram reanimar a criança, mas já estava morta.

Segundo a defesa, Ricardo tomava banho com a porta aberta, quando o acidente aconteceu. Sophia teria colocado o saco, caído da cama, batido a cabeça e se sufocado. De acordo com o Ministério Público, as lesões de Sophia e a morte por asfixia não poderiam ter ocorrido dessa forma.

caso sophia 4: Um dos últimos registros da menina, antes da morte em dezembro de 2015© Veja SP Um dos últimos registros da menina, antes da morte em dezembro de 2015

Najjar foi preso no velório da filha, em 4 de dezembro. Passou um mês no 77º distrito policial, em Santa Cecília e depois, levado para Tremembé. Em dezembro de 2016, o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, deferiu uma liminar e decidiu soltar o réu. No documento, afirmou que havia um prazo excessivo na prisão temporária. Fora da prisão, Najjar foi morar com o pai, em Santo Amaro.

Em março deste ano, o Supremo Tribunal Federal decidiu que ele deveria aguardar o julgamento na prisão e, em maio, Najjar voltou à Tremembé. Seu destino deverá ser decidido na próxima semana. Se condenado, poderá pegar até trinta anos de cadeia.

“Nos meus quarenta anos de advocacia, esse é um dos casos mais tristes do qual participei”, diz Alberto Zacharias Toron, advogado assistente de acusação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas