139 municípios estão em alerta para temporais neste fim de semana

Data:

Compartilhar:

 A Gazeta


Chuvas intensas acompanhas de ventos fortes devem atingir 139 dos 141 municípios de Mato Grosso neste final de semana. O alerta de tempestade foi emitido pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), após em um período de 24 horas, acumulado de chuva em mais de 90% do Estado superar média histórica.

Reprodução/WhatsApp

De acordo com o meteorologista Alexandre Nascimento, as áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que já estão atuando sobre o Centro-Oeste, vão ganhar força e aumentar o risco de temporais, atingindo todos os estados desta região. Para este sábado (3), o alerta para Mato Grosso é de temporais, especialmente nas áreas mais ao norte. “O tempo será chuvoso na maior parte do dia. Essa intensificação das áreas de instabilidade está associada à queda acentuada da pressão atmosférica durante o fim de semana”.

Ainda conforme o especialista, no domingo (4) as áreas de instabilidade ficam ainda mais fortes e aumentam as condições para temporais. “Há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas horas do dia. As áreas de instabilidade associadas com a ZCAS tendem a ficar muito ativa até dia 8 de fevereiro, mas a partir tendem a enfraquecer”.

Porém, conforme Nascimento, a trégua do período chuvoso será curta, pois a partir do dia 15 a concentração da chuva muda novamente e a possibilidade de tempestades volta com mais frequência e maior volume. Ipiranga do Norte, Vila Rica e Itanhangá são os únicos municípios em que chuvas serão apenas passageiras.

Prevenção
A orientação para a população é buscar abrigo em local seguro, se houver tempestade, evitando lugares abertos como campos e árvores, que podem atrair os raios. Também é necessário o cuidado de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão, que podem cair com a força dos ventos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...

Secretária de assistência Social entrega cadeira de rodas adquiridas através do Deputado Nininho em Nova Santa Helena.

A primeira dama e secretária de assistência Social Andreza Tanholi, entregou juntamente com o prefeito Paulinho Bortolini, 5...