Juiz condena ex-servidora da Sefaz a 5 anos de prisão

Data:

Compartilhar:

O juiz Marcos Faleiros da Silva, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, condenou a ex-servidora da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) Leda Regina de Moraes Rodrigues a 5 anos, 5 meses e 10 dias de prisão e 90 dias-multa no valor de um salário mínimo cada. A pena será cumprida em regime semiaberto, mas ela poderá aguardar o trânsito em julgado da sentença em liberdade.

Na decisão, que foi publicada nesta segunda-feira (5), o juiz também decretou a perda da função pública de Leda, que foi condenada pela prática de crimes contra a ordem tributária, ao fraudar a fiscalização tributária do Estado, reduzindo os valores de impostos que deveriam ser recolhidos.

Tony Ribeiro/F5

Juiz Marcos Faleiros

Por conta do mesmo esquema, também foi condenado o técnico em Contabilidade Jaime Osvair Coati a 3 anos e 6 meses de prisão e 90 dias-multa no valor de um salário mínimo cada. A pena será cumprida em regime semiaberto, ou seja, em liberdade condicionada até o trânsito em julgado.

Leda Regina e Jaime Coati ainda foram condenados ao pagamento das custas e despesas processuais de forma retroativa.

Na mesma sentença, o juiz Marcos Faleiros ainda absolveu os ex-servidores da Sefaz Eliete Dias Maria Ferreira Modesto, Carlos Marino Soares e Luiz Claro de Melo, extinguindo a punibilidade pela acusação de deixar de recolher tributos.

O caso – A ação penal foi movida em 2006, pelo Ministério Público Estadual (MPE), que denunciou um esquema formado por servidores da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), gerando danos ao erário. A ação criminosa consistia em burlar a fiscalização tributária concedendo benefícios fiscais irregulares a empresas.

A fraude dessa concessão estava no fato dos beneficiados não preencherem os requisitos legais, estabelecendo um esquema que possibilitou, aos empresários, a prática das mais variadas fraudes, suprimindo ou reduzindo os valores de ICMS devidos, sem que sofressem sanções por parte dos servidores fazendários.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...