Sema e Defesa Civil vistoriam barragens rompidas e apontam danos ambientais

Data:

Compartilhar:

Rose Domingues, repórter Sema/MT


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informa que uma equipe técnica está desde a manhã desta terça-feira (6), em São José do Rio Claro, para uma vistoria conjunta com a Defesa Civil no local onde houve um rompimento de barragem de uma Central Geradora Hidrelétrica (CGH). Por meio de uma análise preliminar, a fiscalização adiantou que houve danos ambientais na região que deverão ser mitigados pelos responsáveis.

Reprodução

Conforme a secretária adjunta de Licenciamento, Lilian Ferreira dos Santos, a empresa Agromar estava instalada há 20 anos, mas deu entrada no processo de licenciamento para geração de energia em 2013, obtendo as licenças prévia, de instalação e operação (LP, LI e LO). A capacidade de produção do empreendimento é de 0,28 megawatts, sendo essa uma geração de pequeno porte e com pequeno reservatório.

“Ainda vamos apurar o que aconteceu, mas são muito raros incidentes como esse, sendo o último com barragem do ano de 2008, em Campo Novo do Parecis. Na época, o problema surgiu durante a manutenção da estrada e não por excesso de chuva, como agora. No entanto, a barragem foi reconstruída e modernizada”, explica a gestora.

O superintendente de Fiscalização, major da PM Bruno Nascimento, que esteve no local, afirma que se necessário a Sema irá tomar todas as providências legais a fim de responsabilizar os responsáveis.

“Estamos levantando os dados das coordenadas dos pontos onde houve o rompimento, em um total são cinco. Em princípio, segundo informação da usina, onão há moradores no trecho por onde a água passou até chegar no Rio Arinos, portanto, sem vítimas ou danos a possíveis residentes”.

O rompimento foi registrado a 60 km do município, na Fazenda Agromar, de propriedade do Grupo Bom Futuro, que notificou a Sema ontem sobre o incidente e está acompanhando as vistorias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas