Justiça impede Trump de deportar mais de 800 mil imigrantes

Data:

Compartilhar:

Notícias Ao Minuto

Justiça impede Trump de deportar mais de 800 mil imigrantes: As deportações estão congeladas até que sejam resolvidas as "pendências sobre o mérito desses casos"© REUTERS As deportações estão congeladas até que sejam resolvidas as “pendências sobre o mérito desses casos”

Um juiz federal dos EUA decidiu que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não pode levar a cabo o plano para deportar milhares de jovens imigrantes a partir do dia 5 de março, data em que 800.000 beneficiários do DACA deveriam sair do país.

+ França promete atacar Síria em caso de provas de uso de armas químicas

O juiz do Tribunal Distrital dos Estados Unidos, Nicholas Garaufis, emitiu a ordem judicial em Nova York. As deportações estão congeladas até que sejam resolvidas as “pendências sobre o mérito desses casos”.

“Por conseguinte, os réus devem continuar processando os pedidos iniciais do DACA e os pedidos de renovação do DACA nos mesmos termos e condições que se aplicaram antes de 5 de setembro de 2017”, observou o juiz. O processo foi movido por procuradores-gerais de 17 estados contra Trump e o secretário do Departamento de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen.

 O DACA é um programa criado pelo ex-presidente Barack Obama para proteger imigrantes que chegaram aos EUA ainda crianças. Eles são popularmente conhecidos como “Sonhadores” e a partir do ato assinado por Obama, ganharam o direito de morar e trabalhar legalmente no país desde que renovassem a permanência a cada dois anos.

 Depois de assinar a ordem executiva que abria caminho para a deportação dos “Sonhadores”, Trump passou a usá-los como moeda de troca, aceitando mantê-los no país até consigam cidadania permanente desde que os Democratas aprovassem a construção do muro na fronteira com o México. Com informações da Sputnik News Brasil. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas