Vice-governador apresenta na Câmara de Colíder programa de inclusão digital; Cidade e seis comunidades rurais terão acesso à internet barata

Data:

Compartilhar:

Sérgio Ober – Assessor de Imprensa

Colíder é um dos primeiros municípios de Mato Grosso a garantir a implantação do programa ‘Internet para Todos’, que deve ocorrer a partir de março. A apresentação foi realizada pelo vice-governador Carlos Fávaro (PSD) na tarde desta quinta-feira (22.02), no auditório da Câmara Municipal, que estava lotado.

O ‘Internet para Todos’ é uma conexão em banda larga a preços reduzidos em relação aos valores praticados no mercado para democratizar o acesso à internet buscando a inclusão social. Escolas, hospitais e postos de saúde terão acesso gratuito. Em Colíder, o sinal estará acessível tanto para os moradores da cidade quanto à população das comunidades rurais.

A Prefeitura de Colíder se adiantou e já providenciou o termo de adesão do município ao programa no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O município cederá o local para a instalação da antena e de outros equipamentos, que serão disponibilizados pelo governo federal. Aos vereadores, caberá aprovar a dispensa de cobrança do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

O presidente da Câmara, Rica Matos (PSD), está entusiasmado com a novidade. “Colíder saiu na frente. Hoje, a internet se tornou tão importante quanto a energia elétrica. Recebemos essa prioridade do ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, e temos que nos empenhar ao máximo para concretizá-la. Tudo isso, graças ao Fávaro, que conseguiu trazer o programa antecipadamente para Mato Grosso”, afirma. 

INTEGRANDO COLÍDER

Principal responsável por viabilizar junto ao MCTIC para que Colíder fosse um dos primeiros municípios a receber programa, o vereador Marcos Aragão (Marquinhos – PSD) afirma que o ‘Internet para Todos’ vai integrar as pessoas da cidade e do campo. “Todas as comunidades de Colíder passarão a ter acesso a uma internet barata e de qualidade. Quero agradecer a ajuda que recebi do José Augusto Curvo, o Tampinha, que é assessor do ministro Gilberto Kassab”, enaltece.

Durante o evento de apresentação, o prefeito Noboru Tomiyoshi (PSD) citou que a comunicação é fundamental para o desenvolvimento de Colíder. “Da nossa parte, seguiremos os procedimentos para agilizar a implantação do programa. Vai ajudar e facilitar a vida dos moradores de Colíder, principalmente daquelas que moram nas comunidades de Nova Galileia, Marco de Cimento, Sol Nascente, PA Veraneio, Trevo Ouro Verde e Café Norte”, disse.

Carlos Fávaro explica que a principal meta é disponibilizar acesso à internet para municípios que ainda recebem serviços de forma precária. “Mato Grosso é destaque mundial na produção agrícola, mas ainda precisa avançar muito na área de tecnologia da informação e comunicação. Além disso, o Internet para Todos tem um cunho social muito importante para cidades como Colíder, abrindo oportunidades de conhecimento e qualificação para as pessoas”, pontua.

Também participaram da apresentação de Carlos Fávaro os vereadores Ruam Batista e Ricardo Caldeira Rezende (Lika) e o deputado estadual Pedro Satélite (PSD).

SATÉLITE NACIONAL

A Telebrás, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), é responsável pela implantação do Internet para Todos. Lançado em maio de 2017, o SGDC tem capacidade para cobrir todo o território brasileiro, sendo o primeiro do país de uso civil e militar. O projeto é fruto de uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa e contou com investimentos da ordem de R$ 2,7 bilhões.

Além do ‘Internet para Todos’, o satélite conta com projetos nas áreas de segurança nacional, saúde e educação. “O satélite possibilita que o Brasil tenha o dobro de internet do que possui hoje. E ninguém pode dizer que tem cidadania plena sem o acesso à informação, à comunicação. Esse programa vai revolucionar o nosso estado e garantir que os cidadãos mato-grossenses tenham, de fato, acesso ao mundo”, enfatiza Fávaro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas