Filho de Campos vê ‘grandes chances’ de disputar eleição de 2018

Data:

Compartilhar:


João Campos, filho de Eduardo Campos: Há quatro anos, João consola a mãe, Renata, e pousa o retrato do pai, Eduardo Campos, sobre o caixão durante velório© Reuters Há quatro anos, João consola a mãe, Renata, e pousa o retrato do pai, Eduardo Campos, sobre o caixão durante velório

Há quatro anos atrás, o engenheiro civil João Campos, então com 20 anos, viu sua vida mudar inteira de uma vez. O pai, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos(PSB) faleceu em um acidente aéreo durante sua campanha à Presidência da República.

Apontado como herdeiro de uma família que atua diretamente no comando do estado há quase três décadas, João se movimenta a passos largos, agora aos 24, para entrar de vez na política em 2018, como nome para liderar os votos do PSB para a Câmara dos Deputados. “Tenho grandes chances de ser candidato a deputado. A definição final será feita com o partido, mas sim, caminhamos para isso”, afirmou a VEJA.

João Campos foi um dos 100 aprovados para integrar a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps), uma entidade multipartidária que forma e reúne lideranças em torno de três pontos: renovação política, ética e desenvolvimento sustentável. O grupo é liderado pelo empresário Guilherme Leal, candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva em 2010, e mantido por doações de pessoas físicas, entre elas grandes empresários, como Jorge Paulo Lemann.

O filho de Eduardo Campos falou com VEJA na apresentação dos aprovados da Raps em 2018, com nomes que vão do líder indígena Almir Suruí à vereadora Adriana Ramalho (PSDB), líder tucana na Câmara Municipal de São Paulo.

Colocado em palanque para representar a família poucas semanas após a morte do pai, João não é, no entanto, o único a disputar a “herança”. Sua prima, a vereadora do Recife Marília Arraes, ingressou no PT e pretende disputar o governo contra Paulo Câmara (PSB), eleito com o apoio da família e que terá novamente a bênção dos Campos. “Nosso candidato é Câmara. Marília precisa ser apoiada pelo partido dela. O nosso [PSB] estará com a reeleição do governador.”

A prima se afastou do PSB alegando que a legenda “é um partido que hoje não tem compromisso ideológico nenhum”, como definiu a um jornal local no começo deste mês. O engenheiro evitou polemizar com a prima. “Paulo Câmara é a continuidade do projeto de Miguel Arraes e Eduardo Campos. Agora, a Marília é de um partido e eu sou de outro.”

Joaquim Barbosa

Questionado sobre a fragmentação do PSB, dividido entre diversos palanques, João Campos afirmou que o processo “é natural”. “Estamos conversando com diversos candidatos”, argumentou.

Sobre a postulação do ex-ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), João desconversou, mas admitiu que reduziram as chances que ele dispute a Presidência da República pela legenda. “Nós temos alguns quadros que conversam com ele, mas até agora não há unidade no partido a esse respeito.”

João Campos – que, assim como a família, apoiou Aécio Neves (PSDB) no segundo turno de 2014 –, defendeu o movimento da mãe, Renata, e do governador Câmara, que nesta semana visitaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Temos que conversar com todos os lados e candidatos. Paulo Câmara recebeu Manuela D’Ávila [pré-candidata do PCdoB]. Ciro Gomes [PDT] teve uma conversa ótima conosco também. Natural a visita ao presidente Lula”, argumentou.

Márcio França

Independentemente de qual for o cenário nacional, o engenheiro disse que “não há problema” na posição do vice-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), de apoiar a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB). “Ele vai suceder Alckmin. Não há problema, é coerente com a posição dele. O Márcio tem o apoio do partido.”

Questionado sobre as notícias de que França poderia trocar os socialistas pelo PSDB para ser candidato, o filho de Campos descartou. “Acho muito difícil porque o Márcio pode contar com o PSB. O partido considera a candidatura dele como muito importante dentro dos planos para 2018. Seria uma escolha pessoal, mas não vejo necessidade disso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas